Alunos do sexto e sétimo da Escola Municipal Evandro Brito da Cunha, em Extrema, têm desenvolvido projetos de ciências, em que podem explorar os conceitos de microscopia e construção da célula. O objetivo é que os estudantes tenham a experiência de estar em laboratório, praticando o que aprendem em sala durante as aulas de biologia.
O projeto desenvolvido por eles envolve a construção de modelos que representam a estrutura das células, facilitando a compreensão do conteúdo aplicado. Além disso, eles trabalham a cultura de fungos e bactérias.
Numa destas oportunidades, os estudantes tiveram que colher, com cotonete, fungos e bactérias encontradas na escola. Depois de passarem os cotonetes numa mistura de gelatina incolor e caldo de carne, eles foram guardados em potes no laboratório para que o crescimento dos fungos seja observado através do microscópio.
Em mesma medida, os alunos da escola fizeram, na última semana, uma visita ao Observatório Municipal Jean Nicolini, em Campinas. Lá os estudantes puderam aprender sobre astronomia. Inaugurado em 1977 como Estação Astronômica de Campinas, o observatório congrega indivíduos interessados na prática da astronomia e divulga a astronomia entre os estudantes e o público em geral.
As ações destacam o investimento em educação que a Administração Municipal vem desenvolvendo, especialmente em atividades ligadas ao estudo da ciência, buscando áreas do interesse dos estudantes.