A Secretaria de Educação, por meio da Escola Municipal Evandro Brito da Cunha realizou um passeio com mais de 40 alunos ao Planetário no Ibirapuera na cidade de São Paulo. Os estudantes de 4º ano da rede municipal ficaram empolgados em conhecer o Planetário que é um local onde ocorrem apresentações teatrais sobre astronomia, e que simula o céu, sobretudo noturno para observação.
Sobre o Planetário
Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro planetário do Brasil, inaugurado em janeiro de 1957 é administrado pela Prefeitura de São Paulo através da Universidade Aberta do Meio Ambiente. O prédio é importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).
No planetário funciona um projetor ultrapassado do século passado da alemã Carl Zeiss recém arrumado. Quando colocarem um projetor digital, os frequentadores poderão viajar pelo espaço.
Durante sua história o Planetário atuou como um importante centro difusor dos conhecimentos envolvendo a Astronomia e ciências correlatas. Grande parcela da população de São Paulo carrega lembranças da visita que realizou ao Planetário durante o período escolar. Iniciadas desde 1981 e em vigor até hoje, as visitas agendadas de instituições de ensino às sessões do Planetário proporciona uma ferramenta pedagógica fundamental para uma melhor exposição de conceitos científicos. A adequação dos horários das sessões e até a criação de novos horários, visando contemplar as necessidades do calendário escolar, além da garantia de acesso gratuito dos estudantes, tornaram o programa um sucesso, haja visto sua continuidade até os dias atuais.
O Planetário Professor Aristóteles Orsini atualmente faz parte da Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA, compondo parte da Universidade Aberta para o Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ). Em janeiro de 2017, o Planetário completou 60 anos de existência, coroando uma longa trajetória dedicada ao fascínio pelo céu: seis décadas ensinando à população de São Paulo a importância das estrelas para a vida de todos nós.