Um grupo de alunos da FAEX (Faculdade de Extrema) viveu uma experiência incrível nesse último final de semana. Eles viajaram até Foz do Iguaçu, onde participaram de visitas técnicas na região.
Na sexta-feira 05, o grupo saiu de Extrema. Já no sábado 06, visitaram as Cataratas, uma das 7 maravilhas do mundo. “Pudemos contemplar a beleza do lugar, o cuidado com o meio ambiente, e notar o volume de água que se faz necessário para se construir a segunda maior usina geradora de eletricidade do mundo. Os alunos ficaram maravilhados com tamanha imensidão e beleza do lugar”, contou a professora Elena Albeira Guirado Lucinio.
A visita dos alunos continuou no domingo 07, quando conheceram toda a estrutura da Usina Hidrelétrica de Itaipu e viram – na prática – conhecimentos sobre Eletricidade, Hidráulica, Meio Ambiente, Química, Física, Gestão, Engenharia Civil, etc.
A viagem a Foz do Iguaçu integra uma série de ações que a FAEX promove ao longo do ano letivo com seus alunos, visando o aperfeiçoamento do aprendizado, fortalecendo o ensino na prática, oferecendo vivências que poderão ser muito úteis para o futuro profissional de cada um. “A viagem proporcionou aos alunos um alto conhecimento técnico e também, não menos importante, um convívio social onde fizeram laços de amizade que durarão para sempre. Alunos dos primeiros e últimos anos convivendo e adquirindo conhecimentos, que nenhuma biblioteca ou rede social é capaz de dar a eles; foi de encher nossos olhos de alegria. A viagem foi gratificante em todos os sentidos”, resumiu a professora Roberta Moraes Martins, coordenadora do curso de Engenharia Civil.
O estudante Rodrigo Assis Pereira, do 4º período de Engenharia Civil, comparou a experiência à uma “biblioteca a céu aberto”.
“A visita em Itaipu causa em nós, estudantes, a vontade de aprender cada vez mais, e ver o quanto nosso Brasil é rico! Obrigado aos professores, coordenadores e principalmente à FAEX por nos proporcionar essa viagem, na qual podemos presenciar uma imensidão de águas junto a uma imensidão de conhecimentos”, afirmou Rodrigo, que completou: “Essa viagem afirmou os elos, gerou novas amizades que futuramente poderão ser de parcerias. Foi um ganho profissional e pessoal”.
Já Daniela Pereira, aluna do 10º período de Engenharia Civil, ressaltou o trabalho realizado pela Usina de Itaipu quanto às questões ambientais. “A FAEX me proporcionou uma experiência incrível. Conhecer a usina de perto, poder aprender a história da construção da barragem de concreto, de como foi feita a instalação das 20 turbinas e até como é feita a manutenção da vida útil da usina. A usina me demostrou que não é apenas a geração de energia que se trata, mas sim de todo um carinho especial, como plantar uma árvore, o tratamento com o meio ambiente, e os aspectos cultural e social”, disse a estudante.
Ao todo, participaram da viagem 22 alunos, dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Mecatrônica e Direito. Quatro professores das engenharias também acompanharam o grupo.
Fonte: Assessoria de Imprensa/FAEX