Alunos da rede pública de Piracaia conhecem o projeto “Semeando Água”

projetosemeandoagua_piracaia

projetosemeandoagua_piracaia

projetosemeandoagua_piracaia

Estudantes visitam a Fazenda Cravorana, parceira do projeto que é patrocinado pela Petrobras

No dia 11/09, o projeto “Semeando Água” que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, possibilitou a visita de 65 alunos da rede pública de ensino do município de Piracaia-SP à Fazenda Cravorana, propriedade parceira do projeto, onde acontecem algumas intervenções de uso de solo e restauração florestal.

Na fazenda, a educadora ambiental do projeto pôde abordar a questão da crise no abastecimento de água no Sistema Cantareira e apresentou as ações realizadas pelo Semeando Água em propriedades rurais que possuam nascentes que fornecem água para esse que é um dos maiores sistemas de água do mundo. “É de extrema importância contextualizar a região para que os alunos possam entender a relevância de projetos com esse que conservem a biodiversidade, o solo e a água”, comenta a educadora Andrea Pupo.

Seguindo a programação da manhã, os alunos foram convidados a conhecer, na prática, como funcionam as intervenções realizadas pelo projeto na fazenda:

  • Conversão do pasto convencional (àquele em que o gado fica solto em uma área) para o pastoreio rotacional (em que o manejo do gado favorece a infiltração de água no solo, pois respeita o período de crescimento do capim e proporciona benefícios para o animal e solo);
  • Recomposição da floresta nativa em Áreas de Preservação Permanente.

Para finalizar a visita os alunos plantaram, com auxílio dos técnicos, mudas de árvores nativas em local que possui um córrego.

A fazenda Cravorana é uma das seis propriedades parceiras deste projeto, que se tornará referência de boas práticas de uso de solo e restauração florestal em áreas prioritárias. Por lá, os proprietários acreditaram no projeto, inclusive levarão os aprendizados para a outra fazenda da família, em Goiás. “Sempre tivemos a preocupação com os recursos naturais aqui na Cravorana, e a parceria com o projeto veio de encontro a essa nossa maneira de pensar e agir. Estamos muitos satisfeitos e otimistas com os resultados, tanto que levaremos as técnicas de mudança de pasto para a nossa outra fazenda”, afirma a proprietária parceira Patrícia Sampaio.

Outras propriedades que também se tornarão modelos estão nos municípios: Joanópolis (SP), Nazaré Paulista (SP), Bragança Paulista, Extrema (MG) e Itapeva (MG).

O Semeando Água é realizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, que atua na região para a conservação dos recursos hídricos com este e demais projetos. Saiba mais sobre o projeto em:  www.ipe.org.br/semeandoagua

Saiba mais sobre o Programa Petrobras Socioambiental em: http://sites.petrobras.com.br/socioambiental/

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam