Alunos de Engenharia Civil da FAEX visitam Complexo Industrial

Na manhã do último dia 17, alunos do curso de Engenharia Civil (2º ao 10º período) da FAEX (Faculdade de Extrema) participaram de uma visita técnica ao bairro da Fazenda do Matão, onde está sendo construído o Extrema Business Park, um dos maiores complexos industriais da região. O local irá contar com 141.118m² de área construída.

Acompanharam os alunos durante a visita a diretora geral da FAEX, Terezinha Monteiro, a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Roberta Moraes Martins, o professor da disciplina de Engenharia Civil, Afonso Henrique Vilela, e o Prefeito de Extrema, João Batista da Silva.

“Este não é somente um canteiro de obras, mas um canteiro de oportunidades. É fantástico que a faculdade possa propiciar aos seus alunos uma visita técnica como essa, conhecendo todos os detalhes de uma grande obra”, afirmou o prefeito extremense, que completou: “Tenho certeza que esses alunos de Engenharia vão sair daqui hoje com outra mentalidade, conhecendo na prática o que é a Engenharia, a sua essência. Essa é uma atividade que irá agregar muito no currículo de cada aluno”.

Professor de Engenharia Civil, Afonso Henrique Vilela também destacou a oportunidade oferecida. “A chance de estar em uma obra deste porte, com esses equipamentos, é muito boa, porque faz uma complementação da formação profissional deles. Eles podem ver que tudo aquilo que a gente mostra na sala de aula está aqui, em uma obra tão grande como essa”, explicou Afonso.

A comitiva da FAEX foi recebida no local por Celso Pereira, engenheiro responsável pela construção do complexo industrial. “É muito bom poder passar um pouco do conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para essa galera que está começando. Eu amo o que faço, então poder transmitir um pouco dessa paixão para esses jovens é maravilhoso”.

Para a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Roberta Moraes Martins, é muito importante a realização de visitas técnicas como essa. “O aluno consegue vivenciar toda aquela teoria colocada em sala-de-aula, às vezes por demonstração em laboratório. Aqui ele consegue materializar, vivenciando um pedaço da execução da obra, que será o dia-a-dia deste aluno quando se tornar um profissional”, explicou Roberta.

Os alunos acompanharam as diversas fases em que a obra se encontra e adoraram a visita técnica. “Eu achei um espetáculo, porque é uma das maiores obras que temos em nossa região e a gente tem a oportunidade de ver todas as áreas da Engenharia Civil numa obra enorme como essa”, disse João Paulo de Gois, aluno do 10º período de Engenharia Civil.

“Eu gostei muito. Foi muito produtivo para mim, que estou começando, ver como os serviços são feitos, conversar com o pessoal que está trabalhando”, afirmou Letícia Costa Rocha, aluna do 2º período.

Nicole Caroline Franco, aluna do 10º período está realizando seu TCC com o tema “estruturas metálicas”, um dos motivos que a deixou encantada com a visita. “Para mim foi muito importante, porque, desde sempre, minha ideia é participar de obras deste porte, eu gosto muito da parte de estruturas metálicas”, explicou.

Terezinha Monteiro, diretora geral da Faex, destacou a importância de realizar visitas técnicas como essa. “O ensino acontece lá, na teoria e nos conteúdos em sala-de-aula. Mas a prática é tudo que os alunos precisam. Para os alunos de Engenharia Civil estarem aqui, num canteiro de obras gigantesco deste, é uma oportunidade fantástica. Eu, como diretora, fico numa felicidade sem fim em poder propiciar isso para os nossos alunos”.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema

DSC_0073DSC_0122Joao FAEX

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam