A iniciativa partiu da professora de matemática Sandra Forster com seu projeto “Matemática Toda Hora”, aplicado nas escolas públicas e particulares de Extrema
Três grupos de estudantes de Extrema foram premiados no III Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, que aconteceu no dia 6 de setembro, no auditório do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória – ES. O grupo formado por alunos da E.M. Evandro Brito da Cunha ganhou na categoria voltada para o Ensino Fundamental. Já os outros dois grupos de alunos de uma escola particular de Extrema receberam prêmio pela categoria Ensino Médio e júri popular.
A participação dos alunos só foi possível pelo trabalho da professora Sandra Forster que, em 2006, começou a implantar em sala de aula um método diferente de aprender matemática. Chamado de Matemática Toda Hora, o projeto aborda o tema através da música, dança, oficinas, vídeos, teatro e, em especial, a produção de vídeos aula.
O festival, que foi encontrado por acaso, já estava em sua terceira edição e logo a proposta de participação foi oferecida em 3 escolas do município onde a professora leciona, resultando na inscrição de 6 vídeos.
Mais de 200 vídeos foram inscritos, sendo que na primeira fase foram avaliados o conteúdo matemático, a qualidade técnica e a criatividade, seguindo para a próxima etapa os 40 melhores em cada categoria.
Dos seis vídeos inscritos, o “Sistema de Numeração Decimal” produzido pelos alunos Isabella de Azevedo, Adriel Marim, Larissa de Lima, Maria Eduarda Vieira, Mariely Zani e Pedro Henrique Bastos da E.M. Evandro Brito; e o vídeo “Função Seno” dos alunos Hellen de Souza, Maria Eduarda Suekuni, Maysa de Oliveira e Rayssa Silva, passou para a fase finalista.
A revelação dos melhores trabalhos aconteceu no dia 6 de setembro, no Espírito Santo. Como regra do festival, não existe classificação de 1º, 2º e 3º lugar, apenas são anunciados os três ganhadores de cada categoria. Os dois grupos finalistas de Extrema foram premiados e, para gratidão da professora, o vídeo “De Frente com a Matemática: Função Cosseno” dos alunos Christian Lavorenti, Gabriel Miranda e Natália Forster ganhou na categoria de júri popular graças ao empenho de alunos, professores e gestores das escolas de Extrema, que acessaram o vídeo.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema