Alunos de Pouso Alegre se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e recebem medalhas de ouro

1

Quatro alunos da Rede Municipal de Ensino se destacaram na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), sendo três medalhistas de ouro e um de bronze. Na manhã desta quarta-feira, 04 de novembro, foi realizada a entrega da premiação para o aluno Kayky Couto Carvalho Silvério da Fonseca, do 6º ano do Ensino Fundamental 2, da Escola Municipal Dom Otávio, que obteve a nota 9,05 na prova. Também se destacaram outros 24 alunos do município, das redes Estadual e Particular.

“Estou me sentindo ótimo. Costumo estudar bastante, mas minha professora me ajudou muito para que eu conseguisse a medalha de ouro”, comentou Kayky, de 11 anos.

Os alunos Thaynná da Silva Prado e Mateus Henrique Palma, da E. M. Doutor Vasconcelos Costa foram medalhistas de ouro e Juan Antônio Borges Felipe, da E. M. Dr. Ângelo Consoli, medalhista de bronze. As entregas das premiações nas duas escolas devem ocorrer na próxima semana e todos os alunos participantes receberão certificados.

Os professores realizaram inúmeras atividades para preparar os estudantes, com avaliações, estudos, aulas extras e visitações ao observatório do Pico dos Dias, no município de Brazópolis, de acordo com o cronograma de cada escola.

O Prefeito Municipal de Pouso Alegre, Professor Agnaldo Perugini, se alegrou com a conquista dos alunos. “Isso representa a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas, em especial pelos professores e o empenho de cada aluno, que com dedicação alcança seus objetivos” destaca.

Para a Secretária Municipal de Educação, Cleidis Regina Chaves Modesto, os destaques dos alunos foram inúmeros nos últimos anos e cada conquista representa uma grande vitória para toda a cidade. “Diariamente trabalhamos para que estas conquistas aconteçam e quando vemos os resultados, ficamos imensamente contentes, afinal, a conquista é de todos nós”, ressalta.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento anual, coordenado pelo professor Dr. João Batista Garcia Canalle, do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), dividida em quatro níveis, que são nível 1 e 2 para o ensino fundamental I, nível 3 para o ensino fundamental II e nível 4 para o segundo grau, destinada a todo território nacional.

Neste ano, 9.552 escolas de todo e Brasil participaram, concorrendo com 838.156 alunos de vários estados brasileiros.

A Olimpíada tem por objetivo estimular o estudo da astronomia, difundir conhecimentos na área de pesquisa astronômica e selecionar equipes para participarem das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA), na qual o Brasil já ganhou duas medalhas de bronze e o prêmio de melhor prova em equipe, em 2014, na Romênia, além de ganhar três medalhas de ouro na VI Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), no mesmo ano, no Uruguai.

As provas da Olimpíada contêm 10 questões abertas, com enunciados longos, que requerem do aluno habilidades de concentração, interpretação, transcendência de conhecimentos científicos, históricos, geográficos, matemáticos e geométricos, além de visão espacial, leitura extraclasse e atualização de informações sobre as descobertas científicas.

Ao se inscrever para este evento, a escola recebe um manual de instruções contendo carta explicativa, regulamento, atividades práticas, ficha de controle e inscrição de alunos.

A escola participante deste recebe ao final de cada ano materiais didáticos variados, como galileioscópio (luneta), livros didáticos, jornais informativos, exemplares de revistas científicas, dentre outros.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>