Alunos do Senai de Extrema apresentam projetos sobre responsabilidade social e ambiental

Na tarde dessa terça-feira, 18, os alunos do curso de Controle de Qualidade Industrial do Senai Janez Hlebanja, de Extrema, apresentaram a conclusão de um projeto de conscientização. O trabalho fazia parte da avaliação final da disciplina de Sistema de Gerenciamento Ambiental.

O projeto visa, de acordo com o Instrutor Márcio Santana, integrar a ideia de cidadania e consciência social à formação profissional daqueles jovens. “Foram criados seis grupos, com diferentes temas para tratar do assunto”, contou Márcio.

As apresentações foram voltadas ao público interno da instituição. A turma de Controle de Qualidade ministrou para os demais estudantes do Senai as diversas vertentes da sustentabilidade e da responsabilidade social.

O instrutor conta que esta é uma ideia embrionária, sendo realizada pela primeira vez na unidade. Para ele, o objetivo é “lançar um desafio para que se consiga levar para a comunidade um pensamento crítico nessas questões”.

Os trabalhos demonstram a preocupação do Senai em promover, além da formação profissional de qualidade, o sentimento de empatia nos alunos. A importância da consciência social tem um poder transformador e, como pontua Márcio, faz-se necessário aos alunos “entenderem que, em qualquer lugar que estiverem, há mais pessoas e eles têm que trabalhar de uma forma que atenda à comunidade e o meio ambiente”.

IMG_7403IMG_7419

 As apresentações

O primeiro grupo trouxe à discussão o tema cidadania. Abrangendo diferentes assuntos, os alunos falaram sobre os direitos e deveres da vida em sociedade. “Eles mostraram, por exemplo, aqui dentro da própria escola, as pessoas deixando ambientes sujos e salas bagunçadas, para mostrar que aquilo está prejudicando outras pessoas”, pontuou o instrutor.

Já o segundo trabalho falou sobre a cultura e a importância da arte. O objetivo foi demonstrar aos presentes que é possível enxergar e contar a história do país através de sua cultura, buscando reconhecer e valorizar a nacionalidade e manter plenas as raízes culturais brasileiras.

O terceiro grupo e o quarto grupo foram além, lançando duas campanhas a serem realizadas junto à instituição. No primeiro caso, falando sobre sustentabilidade ambiental, os alunos promoveram uma campanha de recolhimento de pilhas. Visando o descarte correto do material, que quando lançado à natureza traz inúmeros malefícios ao solo, a campanha foi apoiada pela empresa Multilaser, que fará o descarte posteriormente.

Já a segunda campanha trata de participação social. Com a chegada do inverno nessa sexta (21), o grupo teve a iniciativa de promover uma campanha do agasalho dentro do Senai. A ideia filantrópica, que já é realizada em diversos locais com o objetivo de recolher roupas de frio para a caridade, agora será realizada junto aos alunos da instituição.

Visando a responsabilidade no que concerne às finanças pessoais e empresariais, o quinto grupo abordou a sustentabilidade econômica. Enquanto o sexto e último grupo apresentou a sustentabilidade empresarial, usando como exemplo o Senai como coparticipante da qualificação profissional dentro das empresas.

IMG_7415

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam