Terezinha Peçanha, prefeita de Piracaia/SP, na região bragantina, recebeu o livro “Meio Ambiente & Ecovilas” de Giuliana Capello, jornalista especializada em sustentabilidade. Durante a entrega da obra, um grupo de moradores também apresentou uma proposta socioambiental para os pontos de ônibus do município.
No livro a jornalista faz um panorama sobre Ecovilas, seu significado, como e por que surgiram e de que maneira podem nos trazer lições inspiradoras sobre assentamentos humanos mais sustentáveis. A obra faz parte da série Meio Ambiente, publicada pela Editora Senac de São Paulo. Conta com prefácio da Marina Silva, ambientalista e ex-ministra do Meio Ambiente. A autora, que é moradora da ecovila Clareando, em Piracaia, inicia a obra contextualizando o processo civilizatório de base antropocêntrica que levou o homem a reduzir a natureza e torná-la objeto a serviço de seus desejos.
Um dos capítulos é dedicado inteiramente ao design de comunidades, forma de pensar a maneira como será estabelecido o design físico e social das comunidades sustentáveis. Nele, a jornalista traz histórias e experiências de ecovilas que repensam a construção civil, o planejamento urbano, a arquitetura das casas e dos espaços comunitários. Além disso, temas como bioconstrução, materiais naturais, soluções sustentáveis e um olhar crítico sobre as cidades, permeiam toda a obra.
Outro ponto destacado é a discussão sobre a monocultura, o modelo de agricultura mais difundido em todo o mundo, e como as ecovilas estão experimentando novas formas de plantio, conquista de autonomia alimentar e estratégias para a agricultura orgânica, com produção local de alimentos. Também fazem parte da obra assuntos como, consumo consciente, simplicidade voluntária e reflexões sobre como expandir a ideia das ecovilas para bairros e cidades. Em meio a tantos dilemas e cenários desafiadores, Giuliana mostra formas de vislumbrar um mundo diferente que sai do estado de apatia generalizada com relação ao meio ambiente, através de opções de preservá-lo.
Giuliana é formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Atua como freelancer na área ambiental, principalmente com construções sustentáveis, design ecológico e comunitário, ecovilas e consumo consciente. Na editora Abril, é blogueira do movimento Planeta Sustentável (Gaiatos e Gaianos) e colaboradora de diversas revistas. Tem formação de radialista e especialização em ecoturismo. A obra custa apenas R$ 29,90.
FOTO: Divulgação / ASCOM/PMP