Diversos setores da Prefeitura de Bragança Paulista realizaram uma operação conjunta no Jardim Santa Cruz, que culminou no recolhimento de 27 animais que viviam na residência de uma acumuladora compulsiva de lixo, roupas e materiais recicláveis. Esta é a maior apreensão de cães em condições de maus-tratos já realizada na história de Bragança.
A ação foi deflagrada após denúncias feitas ao Ministério Público, incluindo vídeos de maus-tratos aos animais. Não é a primeira vez que os profissionais fizeram uma operação conjunta no local. Além dos problemas ambientais e sanitários, foi constatada a necessidade de prestar atenção médica, social e psicológica à acumuladora. Seus familiares foram acionados e conscientizados sobre o assunto.
No início do mês de setembro uma vistoria conjunta dos diversos setores já havia sido realizada no local e a proprietária tinha sido notificada e orientada para sanar os problemas sanitários e relacionados aos maus-tratos aos animais.
Mesmo com as notificações e orientações nenhuma medida foi tomada e o recolhimento dos animais foi necessário, visto que não havia condições adequadas e espaço suficiente para criação de tantos cães.
Todas as dependências da casa estavam tomadas pelos animais e pelo lixo. Alguns animais estavam aparentemente com sarna e outros problemas de saúde, sendo pré-examinados pelos veterinários da Prefeitura durante o recolhimento. Os cães foram levados para a Associação de Proteção aos Animais Faros d´Ajuda onde receberão os cuidados necessários.
A Prefeitura irá monitorar o caso para que a acumuladora não volte a abrigar em sua residência com um número excessivo de animais, bem como assistirá a mulher para que obtenha atendimentos médico, psicológicos e sociais necessários em busca de sua recuperação.