O presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício Gonçalves, esteve em Camanducaia, Sul de Minas, no dia 20 de maio, para a reinauguração da Casa do Advogado, sede da 56ª Subseção da Ordem mineira. A cerimônia, no fórum da cidade, foi conduzida pelo presidente da subseção, Sérgio Francisco Furquim. A solenidade começou com a palestra do professor e conselheiro nato da OAB/MG, Raimundo Cândido Júnior, sobre as principais alterações do novo Código de Processo Civil. Ele completou sua 170ª aula no estado, desde que a nova legislação entrou em vigor.
Na sequência, o presidente da subseção falou sobre a importância da recuperação da Casa do Advogado. “a nova gestão da OAB mineira está trabalhando pela classe sem distinção de que foi oposição ou situação. Este empenho promove uma união mais sólida da classe”, afirmou. Sérgio Furquim solicitou apoio da OAB/MG para a designação de um juiz para a comarca e sugeriu que seja feita pesquisa sobre os magistrados, servidores e serviços da justiça no estado. Antônio Fabrício firmou que estará à frente de todas as reivindicações das subseções da OAB junto à corregedoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
A Casa do Advogado recebeu o nome do advogado Carlos Marcos da Silva. O profissional trabalhou por quase 30 anos no pontal sul mineiro, atuando nas áreas criminal, trabalhista, civilista, empresarial e eleitoral. Na OAB de Camanducaia teve forte atuação tendo ocupado os cargos de vice-presidente, secretário e tesoureiro. A família do advogado foi homenageada e a esposa, Marli Joana de Oliveira, disse que se sentia muito honrada “ será motivo de orgulho para meus filhos ver a Casa do Advogado com o nome do pai”.
Na solenidade também foi homenageado o advogado Demétrius Aparecido de Paula Ferreira, falecido no início do ano. A filha, Jainine Elizabeth de Paula Ferreira, recebeu a carteira da Ordem e falou sobre o exemplo de profissional ético e correto que o pai sempre foi para ela.
No final da cerimônia no fórum, os presentes foram para a Casa do Advogado que fica ao lado e participaram da solenidade de descerramento das placas de reinauguração da sede da subseção de Camanducaia. O espaço passou por uma reforma na infraestrutura e foi equipado com uma copiadora, três computadores com mobiliário adequado, balcão de atendimento o que dá mais conforto e melhores condições de trabalho para os cerca de 90 advogados inscritos da cidade.
Compuseram a mesa da cerimônia: o presidente da Comissão de Assuntos Carcerários da OAB/MG, Fábio Piló; o promotor de justiça, Emmanuel Levenhagew e o prefeito de Camanducaia, Edmar Cassalho. Também participaram da solenidade o representante da Caixa de Assistência dos Advogados e conselheiro estadual, Diogo Garcia Gomes, e o presidente da subseção de Campanha, Álvaro Maia Custódio.