O uso de computador e celulares é visto com um dos vilões quando o assunto é a prática de atividade física. Além de afastarem as pessoas dos exercícios, também podem ser responsáveis por diversos problemas posturais. Mas, por outro lado, a tecnologia pode trazer muitos benefícios quando o assunto é saúde e bem-estar. Há cada vez mais dispositivos diferentes com a finalidade de auxiliar as pessoas a se exercitarem mais, perderem peso, controlarem a alimentação e levarem uma vida mais saudável. “O importante é buscar no seu celular aplicativos que favoreçam suas escolhas, como por exemplo, com receitas fits, aplicativos que te lembrem de beber água. Tudo isso funcionam como lembretes durante o dia que não te deixam esquecer da rotina que escolheu seguir”, lembra a educadora física Giselle Suardi, idealizadora do projeto Eu Incentivo à Saúde. “Só não vale silenciar o aplicativo escolhido”, completa.
Muitos desses aplicativos possibilitam o compartilhamento dos dados nas redes sociais ou permitem adicionar amigos e ver como eles estão se saindo em suas metas. A escolha do melhor aplicativo dependerá da sua necessidade e expectativa.
A educadora física reforça que o uso da tecnologia serve para organizar e estabelecer metas para quem planeja começar 2017 com uma vida mais saudável. “As pessoas se organizam melhor, podem aproveitar melhor o tempo destinado às atividades físicas e bem estar. Com metas definidas, compartilhe com seus amigos e familiares da sua escolha para que eles entrem na mesma sintonia e que busquem o mesmo objetivo. O resultado será melhor ainda em grupo, pois juntos todos podem se apoiar e dar força na busca de metas do outro.”
Para quem está iniciando, além dos aplicativos, modalidades de curta duração podem ser fundamentais para o sucesso da sua vida saudável. “Hoje temos estudos sobre a modalidade HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), que tem duração de treino de 20 a 50 minutos. É um treino e garante queima de gordura por até 48 horas”, explica Giselle.
Dispositivos com GPS
Alguns aparelhos mais novos (pedômetros, smartphones, etc.) utilizam sinais GPS para medir a distância percorrida e a velocidade do deslocamento. Alguns inclusive mostram o caminho escolhido e indicam a direção a seguir. Em geral são mais precisos ao medir a distância percorrida que os pedômetros.
Contadores de calorias
Alguns pedômetros e dispositivos com GPS usam a informação do seu treino (distância e velocidade) para mostrar uma estimativa de calorias queimadas, o que é ótimo para quem quer perder peso. Alguns programas mais sofisticados permitem a inserção de informações como peso e altura, o que aumenta a precisão.