Assassinas Silenciosas: Hipertensão e Diabetes Mellitus.

19145963_10155400717801460_8151975555369697363_n

Quem não conhece uma pessoa que tenha pressão alta? Ou uma pessoa que não pode comer aquela deliciosa sobremesa do almoço de domingo porque a “diabete pode subir”?

Geralmente as pessoas não se importam muito em fazer exames preventivos, o que é até compreensivo devido à correria do dia a dia, mas SAÚDE É FUNDAMENTAL. Muitas vezes as pessoas abrem mão de perder algumas poucas horas por ano, para verificar se tudo está bem com seu organismo. E com essa mania de “deixar para depois”, a doença toma conta do organismo e começam a surgir às consequências que podem variar de uma simples dor de cabeça até um AVC e no caso da diabetes ocorrem amputações e perda de visão nos estágios mais graves dessa doença.

Para piorar a situação é muito comum que essas “Assassinas” trabalhem em conjunto e quando o indivíduo se dá conta já é tarde demais… É meus queridos… 1 a cada 4 brasileiros vive sob o risco de pressão alta e cerca 14 milhões de pessoas convivem as restrições impostas pela diabetes. Realmente a coisa é séria, mas se foram identificadas em estágios iniciais, somados a hábitos saudáveis e a visitas periódicas ao médico poderão ser controladas.

Fatores de Riscos

A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos. Em uma minoria, a hipertensão pode ser causada por uma doença relacionada, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. Entretanto, há vários outros fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles:

· Consumo de bebidas alcoólicas

· Obesidade

· Idade

· Consumo excessivo de sal

· Gênero e etnia (maior em homens, e em indivíduos de cor não branca)

· Idade

· Sedentarismo

Fatores de risco cardiovasculares adicionais aos pacientes com Hipertensão:

· Tabagismo

· Alteração dos níveis de colesterol total e frações e triglicérides

· Diabetes melito

· História familiar prematura de doença cardiovascular: homens<55 anos e mulheres <65 anos.

O diabetes pode ocorrer por uma herança genética em conjunto com infecções virais. A doença pode se manifestar em qualquer idade, mas é mais comum ser diagnosticada em crianças, adolescentes ou adultos jovens, fique atento a:

· Vontade frequente de urinar

· Fome excessiva

· Sede excessiva

· Emagrecimento

· Fraqueza

· Fadiga

· Nervosismo

· Mudanças de humor

· Náusea e vômito.

Bom, agora que você já conheceu um pouco mais sobre essas doenças assassinas, eu vou insistir: faça visita periódica ao seu médico, pratique exercícios pelos menos 3 vezes por semana, cuide de sua alimentação! Tenha certeza que sua vida será muito mais tranquila e feliz!

Dr. Bruno de Cunto – Dr. Alegria – Médico da Família.

Complicações da diabetes

complicaçoes da hipetensao

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>