Na última quarta-feira, dia 25 de abril, a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Regiane Borges, foi convidada a palestrar no Hospital USF, em Bragança Paulista-SP. O tema da palestra foi descarte de medicamentos e a campanha que aconteceu no nosso município, que se tornou referência na região, resultado do trabalho de toda a equipe.
A Prefeitura de Extrema realiza campanhas para a orientação da população em descartar seus medicamentos vencidos, resíduos químicos, agulhas, seringas e demais objetos e medicamentos. Todas as unidades de saúde de Extrema são pontos de coleta destes materiais e uma empresa especializada que realiza a coleta para assegurar a saúde da população e também para preservar o meio ambiente.
Os medicamentos descartados pela população são relacionados, pesados e incinerados após a conferência e assinatura dos responsáveis. A Secretaria de Saúde conta com o auxílio dos Agentes de Saúde que orientam a população de casa em casa sobre como cuidar e descartar seus medicamentos com segurança.
Todas as unidades de saúde de Extrema contam com um sistema informatizado para as dispensações de medicamentos e insumos. Segundo a responsável pelas farmacêuticas de toda a rede de saúde, o departamento está implantando o cuidado farmacêutico visando o sucesso da farmacoterapia. Na primeira campanha realizada de dispensão de medicamentos, o trabalho foi premiado nacionalmente e este prêmio direcionou a inúmeras ações no fortalecimento do uso racional de medicamentos em Extrema.