O projeto prevê a construção de um restaurante panorâmico, decks e passarelas que deverão flutuar no sentido de deixar o terreno natural, a fim de não gerar tantas intervenções
O Pico do Lobo Guará, centralizado na Rota das Águas, possui diversos atributos e potencial para se tornar o principal atrativo natural e esportivo do município. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Obras, encaminhou o projeto arquitetônico da construção de um restaurante panorâmico com deck/ mirante neste espaço, que serve hoje como pista de salto e voo livre.
Em função da vista exuberante, o partido arquitetônico adotado foi o cubo de vidro, implantado no ponto mais alto, com vista de 360 graus. O volume surge solto do solo, em balanço, conformando uma área inferior de sombra, que se estende como deck. O espaço terá capacidade para atender aproximadamente 280 visitantes dentro do restaurante, divido em dois níveis.
O local passará a ter uma passarela de acesso ao restaurante; circulação vertical, composta por escada e elevador; balcão de recepção; saguão; cozinha; bar; espaço para café e um amplo salão. O projeto ainda prevê um estacionamento para criação de uma área que contemple cinco vagas para ônibus, 50 para veículos de passeio e demais vagas para motos e vans. O local contará ainda com uma portaria e um centro de apoio ao turista.
A ideia é construir um local onde o visitante possa contemplar a vista, tomar um drink e aproveitar o espaço de lazer com familiares e amigos, com permanência rápida ou mais demorada, a fim de aproveitar o restaurante para viver diversas experiências gastronômicas.
Para este projeto foi prevista a alteração mínima da paisagem do local, onde sua atração se deve à sua aparência e riqueza do entorno. As intervenções serão discretas e reversíveis, procurando deixar o ambiente mais confortável, dando suporte aos turistas e demais visitantes.
O layout e ocupação do edifício também dará liberdade de ocupação e apropriação para diversas atividades locais, promovendo eventos, apresentações, exposições e setorização para vendas e pequenas feiras.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema