A Administração Municipal, em parceria com o Fundo Comunidade em Rede, gerido pelo Instituto Arcor, realizou um seminário com o tema ‘Atuação em Redes’. O encontro, que ocorreu no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno (NAPA) e contou com a presença da vice-prefeita, Professora Huguette, representantes do Instituto Arcor, Executivo e Legislativo, foi organizado pelos projetos ‘Teia-Ações Comunitárias Articuladas e Fala Comunidade’. O objetivo foi fortalecer atividades existentes, apresentar resultados obtidos por meio de projetos, expor ideias, criar novas parcerias e apresentar as próximas etapas das ações. Os participantes também puderam assistir palestras sobre redes de cooperação e projetos comunitários.
O projeto Teia-Ações Comunitárias Articuladas tem como preponente a Fundação Comunidade da Graça, na qual o foco é melhorar o acesso das famílias aos seus direitos, promover a integração das organizações envolvidas na rede e aprofundar o conhecimento, além de desenvolver palestras sobre gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis e identificar demandas gerais da comunidade.
Já o projeto Fala Comunidade, tem como preponente a Associação de Produtores Rurais e dos Moradores dos bairros do Agudo e Estiva do Agudo, e busca contribuir para o fortalecimento dos vínculos comunitários, proporcionar atividades culturais, oferecer oficinas de esportes coletivos, tendo em vista a dificuldade de acesso as atividades oferecidas na zona urbana.
Outra preocupação do projeto é revitalizar a memória dos bairros rurais, por meio de projeto pedagógico para registro de histórias orais e imagens fotográficas.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista