Na tarde de segunda-feira, dia 18 de abril, estiveram reunidos na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Cambuí, Camanducaia, Extrema e Itapeva (Sinmec), sito à Rua João Mendes, nº 1000-A, centro de Extrema, os atuais representantes da diretoria do sindicato.
O encontro foi realizado para a apresentação da nova diretoria. A nova diretoria do Sinmec para o triênio 2016/2019 está composta por: Presidente: Gilmar Abrahão, Diretor Administrativo: Jokin Basurco, Diretor Financeiro: Silvio Cesarino, Diretor De Desenvolvimento Profissional: Aluizio Agesandro Couto e Diretor De Relações Trabalhistas: Reginaldo Afonso Lopes.
Durante a reunião foi discutida a atual situação econômica e política do país e quais intervenções o Sinmec tem autonomia para realizar, minimizando esta situação crítica que se encontra os empresários da região.
No último dia 07 de abril aconteceu em Pouso Alegre, na Fiemg Regional Sul um debate entre presidentes de Sindicatos Patronais da Indústria, para um debate sobre a atual conjuntura política e econômica do país. O encontro reuniu cerca de 30 empresários mineiros, e foi coordenado pelo chefe de gabinete da Presidência do Sistema Fiemg, Antônio Marum, tendo como anfitrião o presidente da Fiemg Regional Sul, Ary Novaes.
Antônio Marum destacou o trabalho desenvolvido pelo Sistema Fiemg na defesa dos interesses da indústria em Minas Gerais, buscando soluções para os problemas que a impedem de crescer e gerar empregos. O chefe de gabinete da Presidência do Sistema Fiemg também ressaltou a importância da ativa participação dos empresários nas eleições municipais desse ano, apontado aos candidatos as necessidades da indústria para a retomada do crescimento econômico.
Atualmente o Sinmec conta com 09 associados, um número pequeno diante das diversas empresas da região. Uma das intenções é verificar na Fiemg os serviços oferecidos como por exemplo consultoria especializada, por um preço mais acessível ao empresário, mais baixo que no mercado, onde será feito por exemplo um estudo para importação de mercadorias. Outro projeto é organizar cursos e palestras para os empresários, em Extrema ou em Pouso Alegre, por bimestre ou trimestre. A ideia é discutir com os empresários todos os serviços oferecidos pela Fiemg.
A partir da autonomia que o Sinmec tem, a ideia da nova diretoria é criar recursos para suprir os déficits da economia e em meio à crise crescer e desenvolver o mercado. Aproveitando melhor toda a estrutura que a Fiemg oferece.
De acordo com o presidente Gilmar Abrahão, as reuniões e encontros da diretoria serão pautadas nas necessidades dos empresários e a busca por soluções viáveis para as empresas.
Uma das dificuldades enfrentadas atualmente pelas empresas, segundo Gilmar é a instabilidade econômica. “Muda-se a regra do jogo no meio do jogo”, o que dificulta o crescimento das empresas, pois estas investem em equipamentos, mercadorias entre outros e o governo aumenta os impostos, diminui os recursos e isso acarreta perdas significativas nos lucros das empresas.
Para a economia voltar a crescer é necessário que o governo num primeiro momento não “mude a regra do jogo no meio do jogo”, segundo investimentos devem ser feitos, o governo precisa liberar financiamentos. Para Gilmar, a mudança do quadro econômico, precisa de alguns critérios como a credibilidade para que as pessoas voltem a comprar. É preciso notícias boas no mercado para entusiasmar as pessoas. Precisa oscilar positivamente.
“Acredito que deverá melhorar esse cenário, pois o brasileiro é facilmente motivado”, disse Gilmar.
Para Silvio Cesarino, diretor financeiro do Sinmec, algo significativo para a economia é a estabilidade que o país voltará a ter em 2017. De acordo com o FMI para o próximo ano a economia deve se estabilizar. Ainda de acordo com Silvio, com a saída de Dilma do Governo e Temer assumindo, haverá um novo ministério com pessoal competente diferente do que temos hoje.