No dia 30/01, teve início o primeiro módulo do Programa “Próleite”, oferecido pela Prefeitura de Bragança Paulista em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O programa tem como objetivo valorizar os pequenos produtores e trabalhadores rurais da região, oferecendo qualificação da mão de obra, já que na década de 70, a cidade de Bragança Paulista era considerada uma importante bacia leiteira do Estado de São Paulo.
Durante a aula também foi indicado os locais que os produtores podem procurar por auxílio, por liberação de recursos caso necessitem, como a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e a Secretaria de Agronegócios.
Nas aulas será implantado um sistema envolvendo todas as fases do processo de produção de leite: gerenciamento da propriedade com uso de caderno de campo e de custos operacionais, produção de alimentos volumosos em quantidade e qualidade (pasto e cana-de-açúcar); administração racional de concentrados; manejo intensivo de pastagens; conforto animal, sanidade; manejo de ordenha e qualidade do leite; manejo reprodutivo, irrigação de pastagens, entre outros.
O curso é composto por módulos distribuídos ao longo de 10 meses e as aulas teóricas ocorrem no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta).
Foto: Reprodução/DIMP/PMBP