A inauguração e início das aulas da Escola Móvel do SESI/SENAI, aconteceu nesta terça-feira, dia 14 de março. A tenda montada no Parque Municipal de Eventos está pela primeira vez em Extrema e recebe esta estrutura com diversos cursos profissionalizantes intensivos e gratuitos, pois em 40 dias o aluno se forma em cursos que seriam o ano todo.
Estiveram presentes ao evento os representantes do SESI/SENAI, o presidente da Fiemg da Regional Sul, Ary Novaes, o Presidente do SINMEC Gilmar Abrahão, o delegado Regional Silvio Cesarino, a gerente da escola móvel Joana D’arc Oliveira Furtado, o Presidente da Câmara dos Vereadores Edvaldo de Souza Santos Junior e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Carvalho. Também participaram da solenidade os alunos do período da manhã, demais vereadores da Câmara de Extrema, entre eles Rene Cursino, Rafael Souza, Sidney Soares – Walderrama e Secretários da Prefeitura de Extrema.
Durante a cerimônia, a gerente da escola móvel, salientou a importância da qualificação profissional, onde a Escola Móvel visa a formação de cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho e não apenas formação de mão de obra. “A escola oferece um ensino simples, descomplicado, e focado na prática, para viabilizar a geração de renda. Ou seja, atender a demanda das indústrias, do mercado, e ao mesmo tempo, trabalhando a cidadania”, salientou Joana D’arc.
Ary Novaes, presidente da Fiemg da Regional Sul, contou sobre a escolha da cidade para receber a estrutura, onde Extrema se coloca no mercado como um exemplo a ser seguido. Uma cidade em desenvolvimento, que gera emprego e nada melhor do que qualificar a mão de obra. Parabenizou os alunos e disse: “O saber nunca ocupa espaço, ele vem para somar”.
Para o presidente do SINMEC Gilmar Abrahão, a vinda da Escola Móvel Sesi/Senai é mais uma oportunidade de qualificação, onde os alunos devem aproveitar ao máximo essa oportunidade, tendo em vista a atual economia no país.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Extrema, Adriano Carvalho, “Esta é uma ação imediata que buscamos para o trabalhador de Extrema se qualificar, mas a Prefeitura de Extrema tem diversos projetos que auxiliam os extremenses a melhorar cada dia mais seu currículo e conseguir melhores empregos.”
São mais de 500 vagas para os cursos de Atendimento ao Cliente (30 vagas por turno); Educação Ambiental e Sustentabilidade (30 vagas por turno); Auxiliar Administrativo (30 vagas por turno); Secretariado (30 vagas por turno); Costureiro Assistente (20 vagas por turno); Eletricista Predial Assistente (20 vagas por turno); Mecânico de Motos Assistente (20 vagas por turno); Pedreiro de Alvenaria Assistente (20 vagas por turno); Confeitaria (16 vagas por turno); Panificação (12 vagas por turno); Oficinas de Artesanato (25 vagas por oficina – turno único).