Dando continuidade à série de audiências públicas que visam explicar e ouvir a população bragantina sobre a racionalização do imposto, a equipe da Prefeitura esteve na última terça-feira, dia 30, no bairro do Toró, realizando a 2ª audiência pública sobre o ‘IPTU mais Justo’.
O programa tem como objetivo tornar mais justa a cobrança do imposto com a redução ou isenção do valor de, cerca de 70% dos imóveis do município.
O encontro ocorreu na quadra da escola municipal Professora Lúcia Helena Pugiali e contou com a presença de 150 munícipes do referido bairro e adjacentes como, Paturi, Maranata e Villa da Espanha. A reunião contou ainda com a presença do prefeito Fernão Dias, da vice-prefeita Professora Huguette, além de secretários municipais e membros do Legislativo.
Durante a ocasião, a população pôde assistir a uma apresentação técnica, explicando de forma simples o funcionamento do programa e quais as implicâncias nas moradias daquele bairro especificamente.
Em seu pronunciamento, o prefeito Fernão Dias reafirmou que o ‘IPTU Mais Justo’ é o maior programa social da história de Bragança Paulista: “Vai beneficiar 70% da população bragantina com redução e isenção de impostos, é isso o que eu quero que a população saiba” – ressaltou.
Em seguida, foi aberto espaço para os moradores, que levantaram dúvidas relacionadas ao programa, as quais foram esclarecidas pelo prefeito e por funcionários da Administração. Uma moradora que fez uso da palavra, Maria das Dores, quis saber sobre sua casa, se teria aumento ou redução. A notícia que foi dada a ela é que caso o programa tivesse sido aprovado pelos vereadores na Câmara, seu imposto de R$ 676,00 (sem a taxa de lixo) seria reduzido para R$ 465,00, já em 2015, mas isto só poderá ocorrer agora em 2016, caso o projeto seja aprovado.
A audiência foi encerrada com a aprovação unânime da população para que a Prefeitura reapresente o projeto na Câmara Municipal.
Ainda nesta semana, a Prefeitura realizará mais quatro audiências públicas sobre o programa.
Nesta quarta-feira, dia 1°, dois bairros receberão audiências públicas: Jardim Fraternidade e CDHU.
No primeiro bairro, a reunião ocorrerá a partir das 19h30 no centro de abastecimento Paulo Eiti Takasaki (Ceasinha), localizado na avenida dos Imigrantes, s/n, Jardim da Fraternidade. E, em seguida, às 20h30, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Saada Nader Abi Chedid, situada na rua Vereador Vicente Talamino, 2, CDHU.
Na quinta-feira, dia 2 será a vez da população da região do Jardim Águas Claras conhecer de perto o programa. O encontro ocorrerá a partir das 19h30 na Emei Profª Maria Erci Ramos Valle, situada na avenida 8 de Maio, s/n.
E na sexta-feira, dia 3, o encontro será com a população da região do bairro Planejada II no ginásio municipal de esporte Rubens Batazza, localizado na rua Antônio Ribeiro, 155, Planejada II, também às 19h30.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista