O 20° BPM (Batalhão de Polícia Militar) comemorou 31 anos de existência em solenidade realizada na terça, 10/12, na sede da unidade em Pouso Alegre/MG. Estiveram presentes o comandante do 20° BPM, tenente coronel Silvano Pereira da Silva, o chefe do Estado Maior da 17ª RPM major Eyder de Souza Lambert, o chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Márcio José Faria; o comandante do Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre capitão Ivan Pereira Neto, o delegado de Polícia do 17° Departamento de Polícia Civil, Dr. José Valter da Mota, e Juiz de Direito, Dr. Sérgio Palmieri.
Colaboradores Beneméritos – O Diploma de Colaborador Benemérito foi criado com a finalidade de homenagear pessoas e instituições que se destacam ao colaborar para o aprimoramento e eficiência dos trabalhos da Polícia Militar. Foram diplomados o procurador do Estado, Olir Martins Benadusi (que representou o Escritório Seccional da Advocacia Geral do Estado em Pouso Alegre) e irmã Neusa Madureira, diretora do CIAMPAR (Centro Integrado de Apoio à Mulher de Pouso Alegre e Região).
Destaques Profissionais – Os tenentes Gustavo Queiroz Barbosa Cavalcante (114ª Cia PM), Rogério Fernandes de Oliveira (56ª Cia PM), Luiz Carlos Felizardo e Giovani Casagrande da Silva, os sargentos Marcelo de Carvalho Albuquerque, José Henrique Pereira e Cátia Aparecida Gomes foram agraciados com o diploma Destaque Profissional em reconhecimento à dedicação e eficiência dos trabalhos prestados ao 20º BPM.
Medalha Mérito Militar – Honra pessoal e militar, sentimento de dever, ética. São essas as características dos policiais militares que, após mais de uma década de serviços prestados à PMMG foram agraciados com a medalha Mérito Militar grau bronze. Foram eles: Cabos Elder Joaquim Cândido, Cristiano Dias Chaves e Natanael Gosmoguete de Souza.
História – O 20º BPM foi criado em 7/12/ 1982 por meio do Decreto nº 22.524, assinado pelo Exmo. Sr Governador Francelino Pereira. Dias depois, a unidade estava sendo instalada em 14/12 pelo seu primeiro comandante, o então tenente coronel Itamar de Oliveira Pacheco. Pouso Alegre foi escolhida para ser a sede do 20 º Batalhão depois de um estudo em que foram levadas em conta a posição mais centralizada na área a ser articulada; a malha rodoviária que privilegiava a cidade; pelo potencial industrial já estabelecido ou em vias de se estabelecer.
Hoje dotado de instalações modernas, o 20º BPM, subordinado a 17ª Região da Polícia Militar, é responsável pelas ações e operações de segurança pública em 27 municípios, e Distritos, sendo Albertina, Borda da Mata, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Careaçu, Cordislândia, Conceição dos Ouros. Congonhal, Espírito Santo do Dourado, Estiva, Heliodora, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião, Munhoz, Natércia, Ouro Fino, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São João da Mata, São Sebastião da Bela Vista, Senador José Bento, Silvianópolis, Tocos do Moji, Conceição das Pedras e Turvolândia.
O comandante do 20º BPM, Silvano Pereira da Silva, chamou a atenção para a importância de continuar a busca pela excelência dos serviços prestados pelo 20º BPM. “Com entusiasmo e profissionalismo de cada um, do soldado mais novo ao Comandante, conseguiremos fazer a grande transição que o futuro nos exige a partir de agora.”, destacou o oficial. (Léo Demeter / Fotos: ASCOM/20º BPMMG)