Beneficiários do BPC com cadastro desatualizado podem perder acesso à renda continuada

A atualização tem o objetivo de assegurar o direito do recurso às pessoas que realmente precisam e que atendam aos critérios exigidos pelo programa

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Extrema alerta as pessoas assistidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) sobre a importância da atualização cadastral para continuidade do auxílio: aqueles que estão há mais de 48 meses sem atualizar os dados podem ter o benefício bloqueado. Para regularizar a situação, o beneficiário deve procurar o CRAS da sua região e solicitar atualização do CadÚnico.

O cidadão pode consultar se seu nome está ou não na lista por meio do site ou aplicativo “Meu INSS”, com o número do CPF. Não é preciso esperar uma notificação para tomar providências, muito pelo contrário, a LOAS determina que a atualização cadastral do BPC deve ser feita a cada dois anos. Se o beneficiário não prestar informações no prazo de 45 a 90 dias, o BPC será suspenso.

Cadastro bloqueado

Em caso de bloqueio por falta de atualização, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento pelo 135 (que recebe ligação de telefones fixos e celulares gratuitamente) ou se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) com documentos pessoais em mãos. Após ligação confirmando que a regularização está em andamento, o benefício será desbloqueado em 72 horas.

O que é o BPC?

O BPC é um programa que concede auxílio financeiro de um salário-mínimo mensal às pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade devidamente cadastradas no CadÚnico, que concede acesso à diversos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, entre outros.

Fique de olho:

O cadastramento ou atualização de dados no CadÚnico é feito no CRAS; Não é preciso ir ao INSS após a atualização do CadÚnico; Não está sendo feita a reavaliação da deficiência, somente a atualização do cadastro; O INSS não pedirá dados, nem biometria facial para os beneficiários do BPC; Os documentos deverão ser apresentados no CRAS e não a terceiros; O cruzamento de informações será realizado mensalmente pelo INSS, para apurar se o critério de renda do grupo familiar está sendo cumprido e acúmulo do benefício com outra renda; No site ou aplicativo Meu INSS é possível consultar se terá que fazer inscrição ou atualização no CadÚnico.

Saiba mais sobre o Benefício de Prestação Continuada: encurtador.com.br/CIyCZ

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>