O Benzetacil, antibiótico produzido a partir da penicilina benzatina, produto utilizado há 61 anos nos serviços de saúde brasileiros, está em falta no mercado decorrente da dificuldade de produção do princípio ativo e de problemas de manufatura do medicamento.
A falta da penicilina benzatina não é exclusiva do Brasil, o que levou a Organização Mundial de Saúde a veicular um comunicado sobre a complexidade de produção do fármaco e a limitação de alternativas em muitos países. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está ciente do problema e vem trabalhando em parceira com empresas nacionais para reiniciar o suprimento do produto.
Segundo a Anvisa, a empresa detentora do registro da benzetacil pediu suspensão de fabricação do medicamento em 28 de fevereiro de 2014, justificando que o fornecimento da substância ativa benzilpenicilina benzatina tinha sido suspenso pelo fornecedor internacional.
O secretário de Saúde de Extrema, Mauro Rossi, explica que a falta fez com que os estoques remanescentes tivessem um reajuste especulativo, “para se ter uma ideia o preço da unidade pulou de R$ 0,90 para R$ 9,00, assim, a empresa vencedora da licitação não conseguiu entregar o medicamento, ocasionando na falta nos postos de saúde. A orientação que o Conselho Federal de Farmácia vem dando é que os médicos utilizem remédios similares que não sejam a base de penicilina”.
De acordo com o Prefeito de Extrema, Dr. Luiz Carlos Bergamin, a falta do Benzetacil na região acontece devido à falta de matéria prima. “O fornecedor não tem material e ele colocou o preço muito acima do que na licitação, não temos nem como mexer e fazer um aditivo de 1000% por cento. O que estamos vendo é pura especulação em cima do medicamento, mas o pessoal da Compra está tentando achar em um preço razoável que realmente possamos comprar e ter no nosso Posto de Saúde”, explica.
“Mas eu queria acalmar a população que o Benzetacil é uma medicação muito pouco usada, além de que dói muito, tem a reação que pode causar choque anafilático e matar a pessoa se ela tiver alergia à penicilina. Ainda usamos, mas não como antigamente. Temos medicamentos via oral que substitui a Benzetacil e com preço bem módico e que tem na nossa rede de graça, a Azitromicina substitui muito bem a Benzetacil e tem na nossa farmácia de minas para ser usado”, esclarece.