A biblioteca municipal de Piracaia irá suspender as atividades até o início do próximo ano por conta de falta de funcionário no cargo de bibliotecário para atender ao público.
O poder Executivo determinou que “os funcionários que atualmente prestam serviços distintos daqueles para os quais foram admitidos por intermédio de concurso público, que retornem às suas respectivas funções de origem imediatamente”. No caso da biblioteca, seu Dito, funcionário responsável, saiu de férias e irá se aposentar.
De acordo com o Departamento de Cultura e Turismo da prefeitura, a biblioteca ficará aberta apenas para dar satisfação ao público e receber doações, já que as funcionárias na função de servente, responsáveis pela limpeza, não podem prestar assistência ao público e exercer funções de bibliotecárias.
Ainda segundo a prefeitura, qualquer reclamação deverá ser feita na Câmara dos Vereadores, responsável por denunciar os desvios de função ao Ministério Público.
Entenda o caso
Desde o primeiro semestre a Câmara de Vereadores vem, por meio de requerimentos, analisando casos de funcionários em desvio de função, ou seja, que realizavam serviços fora de sua função de origem garantida por meio de concurso público.
Wilson Rodoviário, presidente da Câmara, encaminhou a denúncia à promotoria do Ministério Público em relação aos desvios de função, depois que os pedidos de regularização ao poder Executivo não foram atendidos.
Por conta de notificação do Ministério Público, a prefeitura publicou a portaria de número 7.396 na Imprensa Oficial de 13 de novembro, determinando a volta aos cargos de origem.
Fonte: www.portalpiracaia.com.br