Bilac Pinto participa das comemorações dos 70 anos do Manifesto dos Mineiros

bilacpinto_regiao

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, deputado federal Bilac Pinto participou ao lado de familiares dos signatários do Manifesto dos Mineiros, documento publicado em 24 de outubro de 1943 a favor da democratização do país, do lançamento da edição fac-símile da obra histórica. A solenidade, realizada na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, marcou parte das comemorações dos 70 anos da divulgação do Manifesto, que, na época, foi assinado por 92 personalidades e políticos mineiros, dentre elas do seu avô Olavo Bilac Pinto que na época do manifesto era deputado constituinte mineiro.

O documento se tornou a primeira manifestação pela democracia e contra o Estado Novo, regime liderado pelo presidente Getúlio Vargas, entre 1937 e 1945. “O Manifesto dos Mineiros foi o documento que inspirou a redemocratização após o Estado Novo, a partir de 1946. Nesta solenidade, o governo de Minas relembra os 70 anos deste fato histórico realizados por homens públicos que tinham o compromisso pela causa de Minas e do Brasil. Além do meu avô, gostaria de destacar também a atuação de políticos como Adauto Lúcio CardosoAdolfo Bergamini,  Artur Bernardes,  Pedro Aleixo, dentre outros que inspirararam com seus ideais libertários as gerações seguintes” disse o secretário Bilac Pinto.

A produção desta edição comemorativa do Manifesto dos Mineiros foi coordenada pela Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, em parceria com várias entidades. A edição traz fac-símile das páginas datilografadas do documento e apresentação do governador Antonio Anastasia, do presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, do procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bitencourt; do presidente da seção mineira da Ordem dos Advogados Brasil, Luis Cláudio Chaves; entre outros.

FOTO: Rafael Rebuiti / ASCOM/Sedru

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>