O Departamento de Acuidade Visual da Secretaria Municipal de Saúde se prepara para mais um mutirão de catarata em Pouso Alegre. Nesta quinta-feira (18), sua equipe se junta aos profissionais do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios do Alto Rio Pardo (Cismarpa), na Policlínica do São Geraldo, para realizar o exame de biometria ocular em 130 pacientes. O procedimento médico comporta uma série de testes que antecedem a cirurgia. Cerca de 25 profissionais de saúde, entre médicos oftalmologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, participam dos procedimentos.
Além de investigar a saúde do globo ocular, a biometria faz sua medição para definir o tamanho da lente que será implantada na cirurgia de catarata. A coordenadora de Acuidade Visual, Andréia Cardoso, explica que o exame é a segunda das três etapas necessárias para a realização da cirurgia de catarata. “Primeiro, os pacientes precisam passar pelo oftalmologista. Com o diagnóstico de catarata, eles são encaminhados para a biometria e, só então, para a cirurgia”, elenca.
Os pacientes que passam pelo exame de biometria nesta quinta-feira serão encaixados em um dos dois mutirões de catarata programados para acontecer até o final do ano. A iniciativa já devolveu a visão a quase 2 mil pessoas em Pouso Alegre desde 2011. Para participar dos mutirões, o morador deve antes passar por uma consulta com um oftalmologista. O agendamento pode ser feito no Departamento de Marcação de Consultas pelo telefone 3449-4081 ou 8403-5054. A partir da primeira consulta, o paciente será encaminhado para o mutirão.
O procedimento cirúrgico da catarata é considerado de baixa complexidade, com anestesia local e sem necessidade de internação. Os pacientes são recebidos com café da manhã, passam por uma aferição de pressão e um teste de glicemia. Com o resultado dos exames normais, estão prontos para a cirurgia, que dura cerca de cinco minutos.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Pouso Alegre