Bombeiros Combatem Incêndio em Vegetação no Bairro Roseiras

Queimada Bairro Roseiras

Por volta das 14h, da última desta sexta-feira, dia 06 de julho, os militares do 3º Pelotão de Bombeiros Militares em Extrema, receberam um chamado através do telefone de emergência, 193, sobre um incêndio em vegetação, que acabou atingindo parte de uma mata, próximo à empresa Kopenhagen no Bairro Roseiras.

O Corpo de Bombeiros suspeita que o incêndio teria se iniciado, quando algum residente na região tenha realizado a limpeza de terreno e efetuou a queima dos resíduos e, devido ao vento, o fogo acabou atingindo a vegetação próxima e alastrando-se rapidamente.

Imediatamente, uma guarnição composta de 4 bombeiros militares, iniciou o combate às chamas, utilizando-se de bombas costais e abafadores e após 6 horas de trabalho, conseguiram extinguir totalmente o incêndio que acabou queimando uma área de aproximadamente 4 hectares.

Após o encerrado os trabalhos, os militares realizaram vistorias pelo local, como forma de prevenção e combate a possíveis focos remanescentes e durante estas buscas, depararam com um ninho de corujas, no chão, bem próximo da área queimada e com três filhotes, portanto, foram salvas antes de serem atingidas pelas chamas.

O Corpo de Bombeiros esclarece que provocar queimadas é crime de acordo com o artigo 41 da Lei Federal 9605 de 12 de fevereiro de 1998, com pena de 2 a 4 de reclusão e multa e Lei Municipal nº 1.829/2003, também recomenda a não fazer limpeza de terrenos com fogos, nem mesmo realizar queimadas de resíduos de vegetação ou lixo, pois, tal procedimento poderá provocar danos irreparáveis na fauna e flora de nossa região, destruição de patrimônios e, até mesmo, danos à vida humana ou animal.

Por: José de Alencar Gomes, 1º Sgt BM – Aux Adm do 3º Pel BM – Extrema

Filhotes de corujas 01Filhotes de corujas 02

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam