Na manhã do dia 24/04, Bragança Paulista/SP foi representada no ato em defesa do Sistema Cantareira, realizado pelo Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O ato aconteceu na Rodovia José Augusto Freire (SP-036), na altura do km 100,8, entre Piracaia/SP e Joanópolis/SP.
Na oportunidade, os representantes das diversas cidades que compõe o PCJ puderam ver de perto a situação da represa que está tomada pela vegetação
O objetivo do protesto foi alertar o poder público sobre os riscos econômicos da falta de água tanto na Região da Grande São Paulo como na região das Bacias PCJ.
Entre as propostas apresentadas pelos manifestantes está a necessidade de declaração de Estado de Calamidade Pública nas questões hídricas para as Bacias Hidrográficas do PCJ e Alto Tietê, com liberação imediata de recursos financeiros pelos governos estadual e federal.
Além de discursos, faixas pedindo socorro pelo Sistema Cantareira e gritos de guerra, os manifestantes deram um abraço simbólico na represa, demonstrando a preocupação não só com a situação hídrica deste ano, mas com o futuro do sistema, que pode levar at dez anos para ser recuperado.
Foto: DIMP/PMBP