A ação visa combater abusos e violências realizadas contra animais
Bragança Paulista aderiu ao mês “Dezembro Verde” que tem como principal objetivo conscientizar a população a respeito dos maus-tratos contra animais e a redução do abandono. Além disso, visa ressaltar que tais atitudes consistem em crime e podem ocasionar graves prejuízos na ecologia, na saúde pública e no bem-estar animal.
Abandono de animais é crime previsto pela Lei Municipal nº 4311/2012. Neste viés, Bragança Paulista compreende diversas iniciativas em prol do bem-estar animal, como é o caso do “Animal Comunitário”, assegurado pela Lei n° 4670, de 25 de abril de 2019, que efetiva tutores que promovem a manutenção e proteção de animais sem lar e que não possuem responsáveis únicos e definidos. O animal reconhecido como comunitário pode ser esterilizado e monitorado por instituições de proteção e voluntários da causa animal. Denúncias de maus-tratos e abusos podem ser feitas à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, situada na Rua Madre Paulina, 301, Centro – Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme – Jardim Público, pelo e-mail dibem@braganca.sp.gov.br.
Ainda em prol do bem-estar animal e controle populacional, a atual Administração deu início ao CASTRAMÓVEL, programa de esterilização de cães e gatos do município que desde maio realizou 2.550 castrações. Ainda há vagas para os próximos mutirões do CASTRAMÓVEL que ocorrerão no sábado (21/12), no bairro Chácaras Fernão Dias, e no domingo (22/12), no bairro Morro Grande da Boa Vista. Informações sobre as vagas disponíveis com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo telefone (11) 4034-6780 ou pelo e-mail smma@braganca.sp.gov.br.
Além disso, a Prefeitura também oferece o Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (SAMUVET), serviço que funciona 24h com resgate de animais sem dono em situação crítica. Este serviço pode ser acionado pelo telefone (11) 94304-1312, ligação ou WhatsApp, apenas em casos realmente de emergência.
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, pede o apoio de toda a população bragantina na efetivação do combate de situações que ofereçam riscos ao bem-estar animal.
Fonte: DIMP – Bragança Paulista