Bragança Paulista atinge maior classificação em índice que comprova saúde financeira da Administração

Prefeitura melhorou o rating do município e atingiu a maior classificação pela primeira vez em 10 anos

A Prefeitura de Bragança Paulista atingiu a maior classificação no rating do município, indicador do Tesouro Nacional, ficando com a nota A, demonstrando saúde financeira da Administração Municipal. É a maior nota já alcançada em 10 anos.

A Administração Municipal, por determinação do Prefeito Jesus Chedid, desde a primeira gestão (2017-2020), vem trabalhando para melhorar o rating. “A Secretaria Municipal de Finanças trabalhou na primeira gestão focada na melhoria do rating do município perante a Secretaria do Tesouro Nacional, por determinação do Prefeito Jesus Chedid, que em seu primeiro ano de mandato recebeu o município sem crédito e com capacidade de endividamento em mais de 100%”, explica o Secretário de Finanças, Luciano Aparecido de Lima.

rating é o indicador de que o município tem saúde financeira suficiente para adesão aos programas de financiamento junto ao Governo Federal e sua variação máxima é A. A apuração é sempre com base no ano anterior e o histórico das administrações anteriores indicaram os seguintes ratings:

Análise no ano de 2021 – A

Análise no ano de 2020 – B

Análise no ano de 2019 – B

Análise no ano de 2018 – C

Análise no ano de 2017 – C

Análise no ano de 2016 – D

Análise no ano de 2015 – C

Análise no ano de 2014 – B

Análise no ano de 2013 – C

Análise no ano de 2012 – sem análise

“Foi diagnosticado que a última análise realizada com base no exercício de 2016 foi a pior dos últimos cinco anos anteriores”, destaca Luciano.

Em 2021, Bragança Paulista alcançou o rating A, com as medidas austeras tomadas nos últimos anos. O rating atual tem os seguintes dados dos três indicadores avaliados:

Indicador I – Endividamento (Dívida Consolidada/Receita Corrente Líquida) – Nota A com 4,75%.

Indicador II – Poupança Corrente (Despesa Corrente/Receita Corrente Ajustada) – Nota A com 89,56%.

Indicador III – Liquidez (Obrigações Financeiras/Disponibilidade de Caixa – Nota A com 34,93%.

O Prefeito Jesus Chedid comemorou a classificação e informou que sua gestão atingiu uma das mais importantes metas para a cidade de Bragança Paulista, recuperando o crédito. “Temos como meta ainda a melhoria de todos os serviços à população, que são apurados pelos indicadores fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCESP através do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM da Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo – AUDESP, assim como consequência desses trabalhos, a manutenção do indicador rating para busca de novos investimentos para a população bragantina”, destacou o Prefeito.

Segundo o Secretário de Finanças, os trabalhos estão sendo incessantes na busca de resultados para melhoria em todos os indicadores da gestão pública municipal.

Fonte: SECOM – Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam