As obras de cobertura da locomotiva localizada na Praça Jan Tomaz Bata, na cabeceira do Lago do Taboão, em frente ao McDonald’s, foram finalizadas em Bragança Paulista.
A locomotiva foi transferida para este local em 2022 com o objetivo de aumentar sua visibilidade e valorizar seu histórico, já que por muitos anos esteve em um espaço com pouca visibilidade. Diariamente, visitantes do Lago do Taboão têm aproveitado para fotografar e admirar o patrimônio.
A locomotiva
Inaugurada em 1884, a Estrada de Ferro Bragantina fez parte do escoamento do café pelo interior paulista até a divisa de Minas Gerais. A locomotiva, que abriu os caminhos do progresso na economia cafeeira, foi lançada e inaugurada por um grupo de fazendeiros, cujos nomes figuravam nas locomotivas a vapor das antigas Maria Fumaça.
Por 45 anos, a Estrada de Ferro serviu a população bragantina e seus Barões do Café, até a inauguração da Fernão Dias, sendo extinta anos depois. Hoje, o que sobrou de sua locomotiva está exposta na Praça Jan Tomaz Bata, como uma lembrança e reconhecimento aos seus anos de funcionamento.
Fonte: Cidade e Cultura