Saldo é positivo em mais de 700 vagas de emprego no município em 2021
O número de trabalhadores contratados com carteira assinada em maio deste ano em Bragança Paulista foi maior que o total de demitidos do mercado formal de trabalho. De acordo com os dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última quinta-feira, 1º de julho, pelo Ministério da Economia, o município criou no quinto mês do ano mais de 1.900 postos de trabalho e com saldo positivo de empregos.
Segundo os dados, foram criados 1.990 postos de emprego, com desligamento de 1.520 pessoas, formando um saldo positivo de 470 vagas. No ano, Bragança Paulista criou 9.180 postos de trabalho e registrou 8.401 desligamentos, um saldo positivo de 779 vagas.
O setor com o maior número de contratações e saldo positivo de empregos foi o de serviços (928 admissões e saldo de 200 – foram 728 demissões no mês de maio). A indústria registrou 474 admissões e 342 demissões e ficou com saldo positivo de 132 vagas.
A Administração Municipal do Prefeito Jesus Chedid e do Vice Amauri Sodré celebra os resultados em prol do desenvolvimento da cidade e da geração de emprego.
E para alavancar ainda mais o setor, com a captação de empreendimentos amparados pelo Programa de Incentivos ao Desenvolvimento Econômico e Fomento ao Emprego, por meio do Programa Pró-Indústria e Pró-Emprego, a Prefeitura autorizou a abertura de chamamentos públicos para doação de 16 terrenos para instalação de indústrias e empreendimentos geradores de emprego. A expectativa é de bom aumento do parque industrial e a geração de novos empregos. “São áreas de patrimônio do município com o objetivo de atrair investidores e gerar empregos à população bragantina”, informou a Secretária Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Camilla Gallucci Tomaselli.
Além disso, a população conta com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o qual oferece vagas de emprego conforme as demandas das empresas que procuram o posto, e possíveis candidatos aos cargos disponíveis, os quais recebem uma carta de encaminhamento para comparecer à entrevista de emprego com o contratante.
Segundo a Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, no mês de junho, o PAT auxiliou em 138 colocações no mercado de trabalho, no entanto, no mês foram oferecidas 248 vagas, ou seja, ainda há vagas disponíveis.
O horário de funcionamento do PAT é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h. O atendimento via WhatsApp (11) 4033-1950 continua normalmente. Cabe ressaltar que frente a pandemia de Coronavírus (Covid-19), todas as medidas de proteção sanitária devem ser respeitadas. O PAT está localizado no piso superior do Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funk.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista