Bragança Paulista é certificada em Programa Município VerdeAzul 2020 e fica em 1º lugar entre cidades do PCJ

Município tem aumento na pontuação, alcançando 95,89 pontos

Diante das ações ambientais e políticas públicas exitosas promovidas pela atual Administração em Bragança Paulista, a cidade conquista um patamar de excelência, ficando entre os três primeiros colocados no Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo.

Em anúncio feito pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), na última quinta-feira (17/12), o município foi certificado e conquistou o 3º lugar no Ranking Ambiental Paulista dentre 616 municípios participantes, superando a pontuação atingida no ano passado que foi de 94,74 pontos.

Com 95,89 pontos, Bragança Paulista é a 1ª colocada no ranking ambiental em sua Bacia Hidrográfica, superando municípios como Campinas, Jundiaí, Americana, Piracicaba e Botucatu, que também compõem a Bacia PCJ que abrange 71 municípios no estado de São Paulo.

O Programa Município VerdeAzul, lançado em 2007, tem objetivo de ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade, estimulando e capacitando as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. Ao final de cada ano é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas na agenda. A partir dessa avaliação, é disponibilizado o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA).

Os municípios recebem uma nota ambiental, variando de 0 a 100, que avalia o desempenho em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O aumento na pontuação, segundo a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk, deve-se a inúmeros projetos e programas que vem sendo desenvolvidos e executados no Município, dentre eles, destacam-se a proteção e recuperação de nascentes; desassoreamento e medidas de proteção de inúmeros corpos hídricos; ações voltadas à proteção e bem-estar animal, como Castramóvel e SAMUVET; ampliação das redes de esgoto; implantação do primeiro Ecoponto; implantação de iluminação LED; ações relacionadas à Educação Ambiental; entre outras inúmeras ações que fomentam o desenvolvimento sustentável e mantém Bragança Paulista como referência ambiental no Estado de São Paulo.

Em Bragança Paulista, o Programa Município VerdeAzul é coordenado pela assessora Carolina Mourão.

Fonte: SECOM – Bragança Paulista

Atendimento Castramóvel - Arquivo SECOMECOPONTO no Posto de Monta - Arquivo SECOM

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam