Percentualmente, município teve crescimento maior que o Estado de São Paulo e o Brasil
Bragança Paulista fechou o ano de 2020 com um saldo positivo de mais de 1.000 postos de trabalho gerados, mesmo num ano marcado pela pandemia do Coronavírus. Percentualmente, o crescimento no município foi maior que os registrados no Estado de São Paulo e no Brasil.
De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, Bragança Paulista fechou o ano de 2020 com 1.043 postos de trabalho criados. O número é superior ao de 2019, quando foram geradas 983 vagas.
Em valores percentuais, Bragança Paulista apresentou o crescimento de 2,29%, maior que o registrado no Estado de São Paulo, que teve queda de 0,01%, e também maior que a do Brasil, que registrou um crescimento de 0,37%.
O setor de serviços foi o que mais gerou empregos em 2020 no município, com um saldo de 629 vagas, seguido do setor de indústria, com 263 vagas.
No início da pandemia, em março de 2020, foram fechados 1.061 postos de trabalhos, com demanda maior nos setores de serviços e comércio. A Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMGDEI), em parceria com o Governo do Estado, disponibilizou através do Banco do Povo e do DesenvolveSP, aproximadamente meio milhão de reais de crédito e manteve o atendimento do Posto de Atendimento ao Trabalho (PAT) para agilizar e garantir o sustento das famílias através do seguro-desemprego.
Em meados de julho, após ações da Prefeitura e abertura gradual da economia, houveram 1.634 pessoas contratadas. A recuperação se destaca nos setores de serviços e indústria. No ano de 2020 foram geradas 20.257 vagas de empregos.
A Administração Municipal do Prefeito Jesus Chedid e do Vice Amauri Sodré comemora os resultados em prol do desenvolvimento da cidade e da geração de empregos e espera ainda mais crescimento com a lei recém-criada, o Programa Pró-Indústria e Pró-Emprego, que faz parte das ações do Plano de Governo 2021-2024.
A população conta ainda com o PAT, o qual oferece vagas de emprego conforme as demandas das empresas que procuram o posto, e possíveis candidatos aos cargos disponíveis, os quais recebem uma carta de encaminhamento para comparecer à entrevista de emprego com o contratante.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista