Além da natação convencional, a administração Municipal de Bragança Paulista também disponibiliza aulas e treinamentos de natação para Pessoas Com Deficiência (PCD). Atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro fazem parte da equipe de Bragança e as vagas estão abertas para que esse time aumente.
A grande estrela da equipe é o atleta Daniel Dias, campeão Parapanamericano e Paralímpico, recordista mundial, considerado melhor atleta Paralímpico do mundo, conquistando 15 medalhas em Paralimpíadas, sendo 10 de ouro. Além dele, Andrey Garbe, recordista brasileiro nos 100m costas, também faz parte da equipe brasileira e bragantina. O atleta Jean Gomes, campeão brasileiro nos 100m costas, ainda não faz parte da seleção brasileira, mas está perto de compor a equipe.
No total, o time bragantino conta com 16 atletas, entre os níveis iniciante, intermediário e de alto rendimento, com treinos de segunda à sexta, na piscina semiolímpica Maria Astrid Dubard, localizada no bairro Júlio Mesquita, das 8h às 9h30 e das 15h30 às 17h30, com o professor e coordenador técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, Marcos Rojo. Os professores Miguel Luiz Aparecido dos Santos e Nilma Magno de Lima Oliveira também dão aulas de natação PCD na piscina semiolímpica. São atendidas desde crianças com dois anos até adultos de 20 anos.
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura é de alto nível. Nos Jogos Regionais de 2014, por exemplo, a equipe conquistou 26 medalhas, sendo 14 de ouro, oito de prata e quatro de bronze. Conquistaram as medalhas os atletas: Aline Ribeiro (ouro e bronze), Ana Cláudia Rocha Lisa (ouro e duas pratas), Andrey Garbe (ouro e prata), Bruno Ribeiro de Souza (bronze), Camila de Oliveira (dois ouros), Caroline Pereira Siqueira (ouro e bronze), Daniel Dias (três ouros), Daniel Pereira Siqueira (prata e bronze), Dawison Magno de Lima (três ouros), Elenice dos Anjos (prata), Jean Gomes (ouro e prata), Matheus Domingues (prata) e Rafael Delegredo (ouro e prata).
Os interessados em participar devem, primeiramente, identificar se existe algum tipo de dificuldade física, sensorial (visão e audição) e intelectual. Após isso, basta procurar a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, localizada na avenida dos Imigrantes, 3237, Lavapés, e preencher um cadastro. Posteriormente, os professores realizarão uma avaliação junto aos familiares, para identificar quais as possibilidades de trabalho poderão ser aplicadas ao aluno. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4033-6667.
Fonte: DIMP Bragança Paulista