Com o objetivo de promover ações de prevenção e promoção à saúde, visando sempre o bem-estar da população, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferta atividades de educação alimentar e nutricional a pacientes e alunos do município.
As ações acontecem através da equipe multiprofissional (nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos) do Núcleo Ampliado à Saúde da Família – NASF para os estudantes da educação básica pelo Programa Saúde na Escola, que realiza a avaliação antropométrica a fim de diagnosticar e encaminhar as crianças com desnutrição, risco nutricional, sobre peso e obesidade.
O paciente Michael Willian Virgílio iniciou seu segmento nutricional e reeducação alimentar em maio de 2019, com 114 kg, hoje com 87 kg, fez exames antropométricos e recordatório alimentar (coleta de dados sobre alimentação do paciente e avaliação do conteúdo calórico e de nutrientes). Enquanto sobre peso, a pressão arterial era descompensada e oscilava durante o dia, além disso, tomava medicamento duas vezes ao dia, sofria de insônia e fortes dores nas pernas. “Após a reeducação alimentar, estou com melhor qualidade de vida. Minha pressão arterial não oscila, não tenho mais insônia e possuo uma rotina quanto a horários para me alimentar e também para atividade física”, contou.
Na quinta-feira, 25, o Ministério da Saúde informou que a prevalência da obesidade voltou a crescer no Brasil. Sobre o índice, houve aumento de 67,8%, nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018. Os números também apontam que o crescimento da obesidade foi maior entre adultos de 25 a 34 anos (84,2%) e 35 a 44 anos (81,1%). No Brasil, mais da metade da população, 55,7%, tem excesso de peso.
Fonte: DIMP – Bragança Paulista