Aconteceu de 4 a 7 de agosto, em Brasília, a 16ª Conferência Nacional de Saúde, considerada o maior espaço de controle social do Brasil, que reuniu mais de 5 mil pessoas de todo o país para propor melhorias ao Sistema Único de Saúde (SUS). De forma paritária, participaram usuários, trabalhadores e gestores de todo território nacional. Foram eleitos, na etapa estadual, para representar a delegação de Bragança Paulista, o usuário Lucas Amorim Carvalho e a profissional de saúde Karina Magrini Carneiro Mendes.
O relatório final do evento, após amplas discussões que percorreram o Brasil em mais de três mil conferências preparatórias, vai nortear as ações do Ministério da Saúde para o SUS pelos próximos anos, sendo composto por 31 diretrizes e 329 propostas oriundas de todos os estados.
Além disso, foram aprovadas 56 moções que marcam o posicionamento do evento em relação aos diversos temas ligados à saúde como a garantia de direitos, medicamentos, assistências integrais, financiamento adequado e fortalecimento do SUS.
O Plano Plurianual 2018-2020 e o Plano Nacional de Saúde são os principais documentos do Ministério da Saúde que dão base para o desenvolvimento de uma séria de Políticas Públicas na área. O relatório final da 16ª Conferência será divulgado ainda este ano, após o trabalho de compilação das propostas feitas pela Comissão de Relatoria. A 16ª Conferência trouxe como tema Democracia e Saúde, com seus três eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento Adequado do SUS.
Fonte: DIMP – Bragança Paulista