A Administração Municipal de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, vem desenvolvendo ações de cunho educativo, de conscientização e sensibilização da população sobre a conservação da fauna silvestre, e um programa permanente de resgates e recuperação de animais silvestres que venham a sofrer qualquer dano em conflito com o homem.
Para o ciclo de 2019, a Prefeitura prorrogou o termo de colaboração concretizado entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Associação Mata Ciliar, para a realização de ações conjuntas de proteção e reabilitação da fauna silvestre, bem como, um programa de educação ambiental para as escolas do município. A Administração Municipal reconhece o trabalho desenvolvido pela entidade com diversas ações para a conservação da biodiversidade através do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e do Centro para Conservação dos Felinos Neotropicais (Centro de Felinos).
Sendo assim, os animais silvestres resgatados na cidade, quando necessário, são encaminhados para o CRAS da Associação, em Jundiaí/SP, que tem por objetivo receber os animais, prestar atendimento veterinário e, após o processo de reabilitação, realizar a soltura destes no ambiente natural.
Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente, entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019 foram resgatados 99 animais silvestres, com maior incidência os resgates de gambás, pássaros nativos, corujas e aves de rapina.
A Secretaria do Meio Ambiente ressalta que a solução para os conflitos decorrentes da convivência desses animais com os humanos não está no extermínio nem na remoção aleatória dos animais, mas na harmonia e no respeito, além do conjunto de ações de estão sendo adotadas.
Fonte: DIMP – Bragança Paulista