O Projeto Música na Escola, desenvolvido pela Prefeitura de Bragança Paulista, está realizando uma série de apresentações da Banda Marcial de Bragança em escolas da rede municipal de educação, denominado ‘música itinerante’. O objetivo principal deste trabalho é levar ao conhecimento das crianças a existência da Banda Marcial, além de estimular o gosto pela musicalidade e também a participação de novos integrantes.
No dia 21 de outubro, os alunos das escolas municipais Francisco Murilo Pinto, Abner Antonio Sperêndio e Maria Losasso Sabela receberam as primeiras apresentações da Banda. No dia 22, foi a vez das escolas Comendador Hafiz Abi Chedid, Carlos Frederico e Antonio Dorival. Outras apresentações já estão agendadas para os dias 25 de novembro, nas escolas Desembargador Paulo Sérgio, Augusto Vasconcelos e Orlando Pinto de Oliveira. E, no dia 28 de novembro, as escolas Joaquim Theodoro, Fernando Amos Siriani e Professora Nilza Faria.
A vice-prefeita Professora Huguette reforçou o apoio ao projeto e à sua continuidade, reiterando que a musicalidade precisa ser incentivada desde a infância. “Dentre tantos benefícios, a música auxilia na concentração e disciplina, fatores determinantes para um bom aproveitamento e melhor rendimento escolar”, enfatizou.
Ainda dentro da programação do Projeto Música na Escola, no dia 29 de outubro, a escola municipal Lúcia Helena Pugiali recebeu a Banda Sinfônica Jovem de Bragança Paulista, que também integra alunos da rede. No dia 26 de novembro, a Sinfônica Jovem se apresenta na Casa da Cultura, para os alunos de várias escolas inclusas no projeto. Estes concertos abrangem conteúdo mais didático, em que as crianças poderão conhecer melhor os instrumentos que fazem parte da banda e suas classificações.