A Prefeitura de Bragança Paulista foi mais uma vez premiada pelas ações em prol do meio ambiente e pelos resultados alcançados. Em cerimônia nesta quinta-feira, dia 12, em Valinhos, as ações de educação ambiental praticadas durante o ano de 2015 pelos municípios participantes do Projeto Gota d’água, realizado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, foram apresentadas durante o Seminário de Avaliação do projeto.
Dentre mais de 30 inscritos, Bragança Paulista esteve entre os cinco municípios que receberam a premiação de “Destaque do Ano”, entre as melhores práticas de educação ambiental. Os resultados satisfatórios foram alcançados devido à grande parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e do Meio Ambiente, que se organizaram em ações voltadas para Educação Ambiental formal e não formal.
Escolas municipais abordaram a problemática da escassez de água como uma das etapas de seu plano de ação. O diferencial foi a orientação pedagógica para construção e realização dos projetos, com ênfase no trabalho com músicas e linguagens artísticas. Além de oficinas para trabalhar a escassez da água em HTPC (Horário de trabalho pedagógico coletivo) das escolas sustentáveis, o intercâmbio de cartas do projeto “Integração regional PCJ” entre municípios da cabeceira da bacia PCJ, realização de palestra e muitas outras atividades.
Nesse ciclo, a Prefeitura de Bragança Paulista regulamentou a Lei Municipal que cria o Programa Imposto Ecológico, por meio do Decreto nº. 2.157/2015, possibilitando a efetivação do incentivo à instalação de sistemas alternativos que preservem, protejam e recuperam o meio ambiente por meio da redução de IPTU e ISS. E diante da crise hídrica que assola o Estado de São Paulo, foi aprovada, sancionada e publicada lei municipal que proíbe a utilização de água tratada, com uso de mangueira, para irrigação de jardins e limpeza de veículos, calçamentos e passeios públicos, residenciais e comerciais durante o período de estiagem.
A capacitação de multiplicadores na construção de sociedades sustentáveis também foi um ponto muito trabalhado pela Administração, por meio de orientações sobre técnicas desenvolvidas para o reaproveitamento das águas da chuva, estimulando a cidadania e propiciando uma compreensão crítica da importância do meio ambiente.
A Campanha Sustentabilidade na Administração Pública também foi importantíssima para o reconhecimento da cidade no combate ao desperdício de água e energia e quanto à importância da mudança de comportamento para redução de desperdícios e economia dos recursos naturais usados diariamente. Destacam-se ainda a coleta de óleo de cozinha, de pilhas e baterias, a recuperação de matas ciliares, áreas verdes, áreas de lazer e outras de proteção ambiental com o plantio de diversas árvores nativas e frutíferas e as oficinas de infrações ambientais.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista