Na última segunda-feira (09/08), o Governo do Estado de São Paulo realizou uma solenidade no Palácio dos Bandeirantes e anunciou o repasse de R$ 9,8 milhões para 406 municípios paulistas, dentre eles Bragança Paulista, que foi contemplada com R$ 62 mil. A verba será destinada ao pagamento de benefícios eventuais à população em situação de vulnerabilidade social.
Os benefícios eventuais são instrumentos da rede socioassistencial que visam prevenir e promover o enfrentamento de situações provisórias que possam fragilizar o indivíduo e sua família, evitando o agravamento da vulnerabilidade social. São exemplos de benefícios eventuais: Auxílio-natalidade, funeral, alimentação, suporte para enfrentamento de situações de calamidade pública, acesso à documentação, entre outros. No município, esses benefícios são oferecidos e supervisionados pela Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS).
Na ocasião, a Secretária da pasta da SEMADS Sandra Teixeira, agradeceu e reiterou que o repasse será de grande importância para as ações desenvolvidas no município. “Bragança Paulista está entre as cidades contempladas, graças aos pedidos do Deputado Estadual Edmir Chedid. Estamos recebendo essa quantia que será revertida inclusive para a compra de alimentos, que irão compor as cestas básicas a serem destinadas às famílias mais vulneráveis do nosso município. Esses investimentos são mais uma conquista para a nossa Administração”, disse.
A iniciativa tem como objetivo assegurar o restabelecimento das ações e trabalhos sociais comprometidos por eventos inesperados, como a pandemia de Coronavírus (Covid-19), principalmente da população em situação de vulnerabilidade social, oferecendo meios para recuperação da autonomia.
A SEMADS, por meio dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) desenvolve frequentemente ações em prol da população do município. Aos que precisarem, a SEMADS está localizada na Praça Hafiz Abi Chedid, 115, no bairro Jardim América, no telefone (11) 4033-3065.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista