Em tempos de férias, os céus das cidades ganham o colorido das pipas e com eles a grande preocupação sobre os riscos que podem causar.
É comum, corriqueiro e já faz parte da cultura de muitas cidades, em período de férias as crianças e muitas vezes adolescentes e adultos empinam suas pipas “cortando” os céus das cidades.
Os pais devem orientar seus e ficarem atentos aos riscos que podem ser causados com a prática em via pública. Uma linha de pipa com cerol se transforma em uma verdadeira navalha, representando risco de acidentes à motocicleta, ciclistas, pedestres, skatistas e outros.
De acordo com a PMMG, o uso de cerol é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais. Em caso de uso do cerol por crianças ou adolescentes, estes podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes. Já o adulto que fizer uso do cerol será conduzido, junto ao material, até a autoridade judiciária, podendo até mesmo ser preso.
Em Minas Gerais, a Lei Estadual nº 14.349 de 2002 prevê multa para os infratores, ficando esses sujeitos também a sanções cíveis e penais.
A PM recomenda que a prática de soltar pipas, seja realizada em locais onde não haja rede elétrica, nem vias de tráfego, e solicita aos pais que orientem seus filhos em relação aos riscos a terceiros e a si mesmo.
Em Extrema, a Lei Municipal nº 2050, de 21 de julho de 2005, cuja ementa é: Dispõe sobre a proibição de comercialização e de uso de cerol ou de qualquer material cortante em linhas/fios usados para empinar pipas em áreas públicas e comum do município de Extrema. Autoria: vereador Leandro Marinho.
Para o vereador, criar esta Lei no município foi primordial para garantir a integridade da população, coibir e orientar os pais sobre o uso irregular do cerol. “Sabemos que o cerol não corta apenas pipas, ele corta também vidas. Muitas famílias já perderam entes queridos pelo uso do cerol e não podemos deixar que outras vidas sejam perdidas. Ver o céu colorido é muito bonito, triste é ver vidas que se perdem ao solo”.
É sabido que empinar pipa é a brincadeira que as crianças mais adoram e a vontade de tocar o céu com as pontas dos dedos aumentam neste período de férias. Vale ressaltar que o cerol além de cortar pipas, também corta vidas, e é muito importante se divertir sem causar acidentes.
De acordo com o 1º Sargento BM José de Alencar Gomes, Auxiliar Administrativo do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, o pelotão foi inaugurado em Extrema em fevereiro de 2016 e desde então vem trabalhando em prol da população de Extrema e região, atendendo todas as ocorrências atinentes ao serviço Bombeiro Militar e repassando à população, dicas de prevenção, já que este é o principal trabalho realizado pela Corporação a fim de se evitar acidentes.
Com base nestes fatos e levando em consideração que neste período em que crianças, adolescentes e mesmo adultos gostam de soltar pipas, o Corpo de Bombeiros aproveita para repassar algumas dicas de segurança para que essa brincadeira não se torne perigosa e aproveita para lembrar que o uso do cerol é proibido, sendo inclusive previsto na Lei estadual 14349/02, sendo que os responsáveis por menores que se envolverem em acidentes relacionados com o uso do cerol serão responsabilizados.
Dicas de prevenção a fim de se evitar acidentes com pipas e papagaios
- Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos;
- Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Procure locais abertos como praças e parques;
- Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola;
- Não empine pipa em cima de lajes e telhados;
- Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol (mistura de cola com caco de vidro). Também não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande;
- Cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás, pode ter algum buraco ou pista;
- Atenção especial com os motociclistas e ciclistas — a linha pode ser perigosa para eles, fique atento para que a linha não entre na frente deles;
- Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus. Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito.
A diversão faz bem à saúde, mas divirta-se com segurança. A população pode denunciar o uso ilegal do cerol por meio do 190.