O atendimento relacionado aos benefícios da Previdência Social é a principal demanda do CAC. Rol de serviços tende a ser ampliado de acordo com as necessidades do munícipe
O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), um dos órgãos que fazem parte da Casa do Cidadão, anexo da Câmara de Extrema e mantido pelo Legislativo Municipal, oferece uma série de serviços gratuitos à população extremense, desde 2009. No decorrer do tempo, as demandas aumentaram, sendo incluídos novos atendimentos a fim de suprir as necessidades dos munícipes, como explicou a diretora do CAC, Patrícia Stopa.
“Nossa equipe tem uma responsabilidade com a população extremense diante da confiança depositada em nosso trabalho. Por isto, o rol de serviços que prestamos tende a ser ampliado de acordo com o que o morador precisa e espera. Nosso departamento está de portas abertas para receber e acolher o munícipe, seja no atendimento presencial ou remoto”, disse.
Os números mostram a importância para o cidadão nos serviços prestados. Desde a sua criação, há 14 anos, o CAC já realizou mais de 126.616 atendimentos. Somente em 2023, o número já ultrapassa 27.520.
São dezenas de serviços ofertados, com destaque para os relacionados à Previdência Social. A orientação sobre assuntos pertinentes ao INSS é a principal demanda do CAC, como agendamento, consultas e informações de benefícios: aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, salário-maternidade, seguro-desemprego, Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), cálculo da Guia da Previdência Social (GPS), entre outros. O CAC acompanha os requerimentos prestando o suporte necessário até a conclusão pelo INSS.
Oferece ainda atualizações da Receita Federal, emissão do título de eleitor (inclusive, segunda via), CPF, guia de pagamento (Documento de Arrecadação Estadual – DAE) para o RG na Delegacia de Extrema e agendamento para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e Poupatempo para outros documentos. Além disso, presta orientação sobre questões jurídicas e sociais e, quando necessário, faz o encaminhamento do munícipe aos órgãos competentes.
“Todo atendimento realizado no CAC acontece por ordem de chegada, não é necessário fazer nenhum tipo de agendamento”, ressaltou a diretora Patrícia Stopa. O endereço é Rua João Mendes, 67, no Centro de Extrema. Alguns serviços podem ser feitos de forma remota, pelo telefone (35) 3435-2052 ou no WhatsApp (35) 99839-1153. Estes números também podem ser acionados para mais informações. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem intervalo para almoço).
Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Extrema