A Prefeitura de Camanducaia está desenvolvendo, desde 2016, o Programa Mais Educação na Escola Municipal Francisco Leite Melo, no distrito de São Mateus. Voltado para escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o projeto ampliou a jornada escolar para no mínimo 7 horas diárias e trouxe novas atividades para estimular o aprendizado dos estudantes.
No primeiro ano foram atendidos 22 alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Já em 2017, 35 crianças participaram do projeto. E, para 2018, as ações do programa vão crescer e atender cerca de 44 estudantes do ensino fundamental.
“O Governo Federal indica diversas áreas que as escolas devem trabalhar. Além do acompanhamento pedagógico que é obrigatório, optamos por trabalhar educação ambiental, e esporte e lazer que se aproximam da realidade do Distrito. Então, eles estão aprendendo sobre o plantio de árvores e mudas, praticando diversas atividades esportivas, e participando de aulas complementares com jogos e atividades educativas”, disse o prefeito Edmar Dias.
No segundo semestre de 2017, os alunos realizaram diversas ações com plantas. Eles fizeram o plantio de mudas na escola e cultivaram uma horta para o consumo no estabelecimento de ensino. Só nesse período foram plantadas 100 mudas de plantas ornamentais e 500m² de grama em toda a extensão da escola. “Tive o prazer de participar desses momentos com os alunos. É notável o cuidado com que eles desenvolvem essas atividades”, falou Edmar.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. No caso de Camanducaia, para aquisição de jogos lúdicos e atividades educacionais, além da compra das plantas e manutenção do trabalho. O projeto já acontece em todo o país desde 2008, mas só em 2015, com o trabalho do prefeito Edmar Dias, que o programa veio para Camanducaia.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Camanducaia