O prefeito Edmar Dias criou, nesta segunda-feira (16), o Comitê Gestor do Plano de Contingência Municipal de Enfrentamento das Síndromes Respiratórios e criou medidas para combater o avanço do Coronavírus (COVID-19) em Camanducaia. As ações foram determinadas em uma reunião com os secretários da administração e expostas no decreto municipal 058/2020.
Entre as medidas estão a suspensão, por tempo indeterminado, do transporte do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para pessoas do grupo de risco em consultas e/ou exames eletivos em municípios com casos confirmados e/ou suspeitos de Coronavirus/H1N1.
O decreto ainda suspende, por tempo indeterminado, os eventos e reuniões que concentrem aglomeração de pessoas dentro dos limites do município, e pede que a população em geral evite o deslocamento para municípios com casos confirmados e/ou suspeitos.
Também foram suspensas as atividades/grupos destinados a Terceira Idade em todas as secretarias e departamentos municipais e a suspensão, por tempo indeterminado, do transporte universitário e técnico para os alunos que estudam nos municípios de Bragança Paulista e Atibaia. Para os demais municípios os transportes poderão ser suspensos, conforme a avaliação do Comitê Gestor.
Embora as aulas no sistema de ensino municipal não sejam suspensas nesse momento, deverá ser providenciada imediata orientação dos alunos e profissionais do ensino quanto ao manejo adequado da higiene com vistas à prevenção e enfrentamento do Coronavírus (COVID-19). Contudo, as aulas poderão ser suspensas após a avaliação da realidade epidemiológica local diariamente pelo Comitê Gestor.
Outras medidas tomadas estão descritas no decreto. Acesse o link e leia na íntegra.
Caso suspeito
Uma jovem de 25 anos deu entrada da Santa Casa de Misericórdia de Camanducaia com todos os sintomas do Coronavírus nesta segunda. Ela está bem e em isolamento domiciliar. O exame requisitado nesses casos foi realizado e encaminhado à Fundação Ezequiel Dias que fará a análise. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde está monitorando o quadro de saúde dessa paciente, assim como as pessoas que tiveram contato com ela.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Camanducaia