A cidade de Camanducaia ficou com o sexto lugar no ranking das cidades mineiras onde os turistas mais usaram dinheiro eletrônico. A pesquisa foi realizada através de um levantamento da Visa Consulting & Analytics (VCA) – consultoria da Visa e levou em consideração o período entre outubro de 2018 e setembro de 2019.
Segundo a pesquisa, em todo o país, os visitantes movimentaram os principais segmentos relacionados com o turismo, como hospedagem, aluguel de carros, restaurantes, entretenimento e despesas com agências de viagem.
Rodrigo Santoro, Diretor Executivo da Visa Consulting & Analytics no Brasil, comentou sobre as informações levantadas pela pesquisa. De acordo com ele “os dados mostram que o consumidor já compreende as opções e facilidades que o mercado de pagamentos tem apresentado. À medida que as cidades adotam o uso de pagamentos digitais, os impactos podem ter um efeito catalisador no desempenho econômico geral do município, como crescimento do PIB, dos empregos, salários e da produtividade. Todo o comércio se beneficia”.
Conforme pontuou o portal Exame.com, quanto mais cosmopolita a cidade, maiores as chances de os estabelecimentos aceitarem pagamentos eletrônicos. Neste sentido, a cidade de Camanducaia se destacou ao se classificar em meio a grandes centros urbanos, como Belo Horizonte, Uberlândia e Confins, as três primeiras cidades mineiras no ranking.
Desta forma, o município caminha em direção a alguns avanços alcançados com o pagamento eletrônico como elevação do crescimento econômico, queda da criminalidade e aumento do nível de emprego, por exemplo.