Ao todo, foram visitadas 244 residências, tendo como resultado o Médio Risco
Entre os dias 13 e 24/05, a Vigilância Ambiental realizou o 2° Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, um levantamento que mede o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em nossa cidade. Foram visitadas 244 residências e o resultado foi de Médio Risco, com uma infestação de 1,63%, constando focos principalmente em residências.
A dengue é uma doença grave e pode levar à morte. Por isso, precisamos nos unir para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Os principais criadouros encontrados em residências foram:
Vasos de plantas; Garrafas; Pneus; Vasilhas; Latinhas; Copos descartáveis; Caixas d’água destampadas; Calhas; Tambor; Barril; Garrafas PET.
Esses objetos podem acumular água parada e servir de abrigo para o Aedes aegypti se reproduzir. Por isso, é muito importante que você elimine toda a água parada que possa estar em sua casa ou terreno, tampe bem as caixas d’água e outros recipientes que armazenam água, coloque areia nos vasos de plantas, descarte corretamente os objetos que não são mais usados, limpe as calhas e evite o acúmulo de folhas, use repelente e mosquiteiro para se proteger dos mosquitos.
Faça a sua parte no combate à dengue! Juntos, podemos vencer essa batalha!
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Camanducaia