O 3º Festival de Literatura trouxe mais beleza e encheu a tarde desta segunda-feira, 17, de poesia. A Câmara Municipal de Pouso Alegre recebeu o Festival de Poesia, uma das fases do Festival de Cultura promovido pela Associação 100% Juventude Unida Dançante. O Festival de Literatura é uma parceria entre a Associação e a Câmara Municipal por meio da Escola do Legislativo
O evento teve a declamação das poesias produzidas pelos jovens em outubro. Os cinco melhor colocados em cada categoria se apresentaram. Participam estudantes das escolas particulares e públicas de Pouso Alegre, do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Fundamental. O Festival de Cultura é amparado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As poesias foram produzidas na primeira fase do evento, que aconteceu no dia 22 de outubro também na Câmara. Mais de 100 jovens participaram produziram os textos.
A presidente da Escola do Legislativo, vereadora Dulcinéia Costa destacou a importância de valorizar a produção dos jovens de Pouso Alegre. “É fantástico ver como os jovens se sentem valorizados ao ver suas produções sendo apresentadas ao público. Então para a Câmara é uma grande alegria e uma grande honra receber o Festival aqui; lembrando que a Câmara, através da Escola, está de portas abertas para receber e apoiar iniciativas como esta. Parabenizamos todos os estudantes que participaram e os representantes da Associação 100% JUD que tanto se empenham”.
O Festival de Literatura faz parte do Festival de Cultura da JUD, que envolve diversas expressões artísticas e tem aprovação da Lei de Incentivo à Cultura. Para a professora Daiana Andrade, uma das organizadoras do Festival, a produção literária é fundamental no desenvolvimento das habilidades do estudante. “Incentivar os alunos e mostrar para eles a importância de desenvolver o hábito de escrever, de ler, de se ter a inspiração. Nós trabalhamos as quatro áreas: literatura, dança, teatro e música. Então, nossa ideia é trabalhar de forma bem abrangente.
Prestigiaram o evento a vereadora Dulcieneia Costa, o vereador Rafael Huhn, a diretora da Escola do Legislativo Madu Macedo. O agente cultural da Câmara Mayke Riceli foi um dos jurados que avaliaram as produções juntamente com a professora Rosarlene Mariosa Silveira.
Fonte: ASCOM Câmara Municipal de Pouso Alegre