A Câmara Municipal de Extrema/MG, por intermédio da Comissão de Participação Popular, realizou na terça-feira, 20, Audiência Pública com a empresa Rede Nilf, que fornece serviços de internet ao município. A reunião foi acompanhada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Edvaldo de Souza Santos Junior – ‘Juninho” –, pelos edis Sidney Dias dos Reis, José Maria do Couto, e chefe de gabinete do vereador Carlos Renato de Oliveira, Ana Catelli. Márcio José Vieira – “Marcinho” –, vereador-presidente da Comissão de Participação Popular, foi quem ministrou a Audiência. Logo na abertura da sessão, Marcinho ressaltou a importância de conceder uma oportunidade à empresa para explicar os inúmeros problemas registrados pelo Procon Câmara. “Existem inúmeros relatos de interrupção e instabilidade no sinal, muitas reclamações na entrega e ausência dos boletos de pagamento das mensalidades, além da falta de atenção e retorno por parte dos atendentes da Nilf aos usuários do sistema, por exemplo. A Câmara dos Vereadores intermediou essa reunião e criou esta oportunidade para que o cidadão possa trazer a sua insatisfação e ouvir dos próprios representantes da empresa, seus planos de melhorias e os aspectos que precisam ser melhorados”, citou Marcinho. Em resposta, Jafé Pinto da Cruz, diretor da Rede Nilf, disse que os problemas serão sanados em três meses. Segundo ele, as questões técnicas deverão ter solução programada para o próximo trimestre em virtude dos altos investimentos voltados à modernização da tecnologia do sistema e na troca de equipamentos (torres). Jafet garantiu também que tomará providências em relação aos atendimentos realizados, via telefone, em Extrema e em Bragança Paulista. Marcinho concedeu a palavra aos cidadãos que puderam fazer os seus apontamentos e críticas ao serviço. As perguntas feitas pelos extremenses foram inteligentes e estiveram pautadas nos problemas que estão afetando a rede de internet dos usuários das zonas urbana e rural do município. O diretor da Nilf esteve acompanhado de João Paulo Ferreira Leite, gerente comercial, Danilo Dias, responsável pela área de Sistemas, Danilo Rafael, do Suporte, e Jarley Souza Cruz, responsável pela manutenção das torres e outras estruturas. DA NILF – Em e-mail enviado à empresa, a Assessoria de Imprensa da Câmara dos Vereadores solicitou o apontamento das melhorias que serão tomadas. Leia, a nota enviada:
- Foram instalados dois totens na filial de Bragança Paulista (similares aos de bancos) para que os clientes possam interagir com o sistema de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) – onde será possível a retirada de segunda via do boleto, análise do consumo da banda, alteração da senha de conexão e do próprio SAC e dos dados cadastrais, pagamento pelo cartão de crédito e débito pelo Pague Seguro, alteração do plano de banda larga, dentre outros serviços;
- Todos esses recursos poderão ser acessados de qualquer e dispositivo como computador, tablet ou smartphone (basta acessar o site www.redenilf.com.br e clicar na opção SAC, do lado superior direito da tela e todas essa facilidades estarão disponíveis;
- Foram instalados mais dois telefones na filial para que o cliente possa efetuar a ligação direta para as centrais de atendimentos de suporte, financeiro e vendas;
- Implantação de um novo canal de comunicação (Chat Online) onde é possível entrar em contato com cada departamentos;
- Será implantado no próximo mês um sistema de telefonia chamado MK Talk (está em fase de teste) para todas as linhas e filiais;
- E relação aos investimentos em infraestrutura no município de Extrema, serão instalados equipamentos com isolamento menos sensível à interferência e mais resistente ao tempo e, desta forma, a qualidade do sinal e a entrega de banda aos dispositivos receptores instalados serão melhores e com mais qualidade; também serão investidas trocas de nobreaks e baterias com tecnologia de ponta, gerando mais autonomia de energia em caso de interrupção, com a instalação de pontos de acesso por bairros, mais próximos dos dispositivos receptores; assim migrando os clientes que recebem o sinal das torres da Serra da Mantiqueira (Lopo), onde a quantidade de RF (Radiofrequência) é muito grande por conta quantidade de dispositivos de diversos provedores instalados.
(Fonte: ASCOM / Câmara Municipal de Extrema)