Assim como os humanos, os pets também correm o risco de contrair doenças transmitidas pelo mosquito
Você sabe o que acontece se o seu pet for picado pelo Aedes Aegypti? Infelizmente, assim como nós, eles também correm o risco de contrair as doenças transmitidas por esse mosquito.
A dirofilariose canina é uma enfermidade que se propaga pela picada de várias espécies de mosquitos, incluindo o Aedes Aegypti. A doença também é chamada de “verme do coração”, e é uma zoonose causada por um parasita que afeta o sistema circulatório, podendo causar danos no coração e nos pulmões. Embora seja mais comum em cães, também pode afetar gatos e seres humanos.
Os sintomas da dirofilariose podem incluir fadiga, perda de consciência, tosse, dificuldade respiratória e convulsões. A infecção ocorre quando um mosquito infectado pica o animal, em alguns dias, as larvas se desenvolvem e migram pela corrente sanguínea até o coração, onde se alojam para completar seu ciclo de vida.
Existem medicamentos que podem auxiliar no tratamento e prevenção da enfermidade e que podem ser aplicados de forma mensal ou anual. Além disso, coleira repelente também ajudará muito.
Como prevenir?
Troque regularmente a água do seu pet; atenção aos brinquedos que podem virar criadouros do mosquito; não deixe pneus em locais abertos; mantenha a caixa de água fechada; armazene garrafas sempre com as bocas viradas para baixo; não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas.
Garanta a proteção do seu pet e da sua família!
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Cambuí